Qual é o principal objetivo da campanha publicitária de texto?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Geralmente, é utilizada para informar o público sobre uma ideia, uma marca ou um produto. Por isso, os seus objetivos podem variar de acordo com a estratégia definida anteriormente na etapa do planejamento estratégico, realizado pela agência junto ao cliente.

Uma campanha é uma ação específica que tem como objetivo gerar resultados a curto, médio ou longo prazo. Sendo assim, elas são uma ótima forma de mensurar os esforços realizados em uma empresa para que o retorno traga vantagens.

A principal característica de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha.

Características do texto publicitário
Texto persuasivo com o objetivo de convencimento. Verbos no imperativo ou presente do Indicativo. Uso de expressão de chamamento: vocativo. Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível.

A publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas.

São textos de caráter injuntivo, ou seja, sua função é instruir, orientar e explicar para os leitores sobre um tema importante para a comunidade. Para tanto, são textos que podem apresentar a linguagem verbal e não verbal, promovendo um debate sobre o tema da atualidade e chamando a atenção para sua resolução.

os principais tipos de campanhas publicitárias

  • campanha institucional.
  • campanha promocional.
  • campanha de oportunidade.
  • campanha de lançamento.
  • campanha de sustentação.
  • campanha publicitária offline.
  • campanha publicitária online.

Anúncio publicitário é um gênero textual que serve para divulgar produtos, serviços e empresas para determinado público-alvo, estimulando-o a realizar uma ação. Escrita em linguagem persuasiva, a peça pode ser divulgada em diversos meios, como sites, redes sociais, jornais e revistas.

O principal objetivo do anúncio publicitário é chamar a atenção do consumidor e convencê-lo para a compra de uma ideia, produto ou serviço. Para atingir um público específico, as peças fazem uso de diversos elementos, linguagens e recursos. Mas, em geral, o anúncio trabalha a função conativa ou apelativa da linguagem.

A parte mais importante da criação de uma campanha é definir um objetivo claro e conciso. Seu objetivo pode ser tão simples quanto aumentar sua receita para o mês de outubro, mas deve ser específico. Quanto mais específico você for ao definir seu objetivo, maior a chance de alcançá-lo.

Sendo assim, é de suma importância que ao criar um texto publicitário, você entenda quem realmente você quer alcançar, isto é, qual é a audiência que será impactada pela sua produção. Os textos publicitários existem há décadas, e todos os dias empresas o utilizam com um determinado propósito.

Enquanto a propaganda tem um foco mais ideológico e objetivo de vender uma ideia sem, necessariamente, ter uma finalidade comercial, a publicidade tem foco na comunicação comercial, visando a venda de um produto ou serviço. A propaganda até pode favorecer o consumo, mas não é usada diretamente para esse fim.

Características do texto publicitário
Para atrair a atenção do leitor, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem como metáforas, metonímias, antonímia (antítese), etc. Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.

Campanha são os esforços de uma coletividade em direção a um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar etc. Como fazer? Não há uma estrutura fixa a ser seguida.

As campanhas de conscientização são o conjunto de ações na promoção de apoio a iniciativas de solidariedade e de promoção à vida. Tem como objetivo promover a vida, despertando a consciência sobre o cuidado com a saúde do corpo e da “casa comum” que é o planeta terra.

O público-alvo nada mais é do que o segmento do mercado no qual a marca pretende alcançar. Nesse sentido, as estratégias em torno das campanhas devem ter como alvo um grupo específico de consumidores.