Qual é o principal indicador utilizado para medir o crescimento econômico de um país?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O PIB é considerado a principal forma de medir o crescimento econômico de uma região ou país.

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre).

Para isso são considerados o consumo das famílias, o consumo do governo, os investimentos do governo e de empresas privadas e a soma das exportações e das importações. Os dois cálculos devem sempre chegar no mesmo resultado.

O Produto Interno Bruto (PIB) é tido como o principal indicador do desempenho econômico de um país. O PIB é um indicador que abarca a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pela nação.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice socioeconômico medido anualmente que avalia o desenvolvimento e progresso de uma localidade. Serve para analisar a perspectiva do desenvolvimento humano, além dos indicadores econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.

Dentre os principais indicadores socioeconômicos, podemos destacar: o PIB, a renda per capita, o IDH, o Coeficiente de Gini, o nível de desemprego e a oferta de serviços públicos à população. A seguir, confira uma explicação geral sobre cada um desses conceitos.

No Brasil, quem calcula o PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São levados em consideração dados produzidos pelo próprio instituto, e outros provenientes de fontes externas, como Banco Central do Brasil, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Secretaria da Receita Federal.

O percentual de aumento ou de queda do PIB - sigla de Produto Interno Bruto - é um dos índices mais importantes para se avaliar a atividade econômica de um país.

4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3 – Indicadores de capacidade. ...
  4. 4Indicadores estratégicos.

Principais indicadores econômicos e financeiros

  • Selic. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. ...
  • IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice econômico financeiro que mede a inflação oficial do país. ...
  • Taxa Referencial (TR) ...
  • MRR. ...
  • EBITDA. ...
  • Margem de contribuição. ...
  • CAC/LTV.

Os indicadores económicos são grandezas de carácter económico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efetuar comparações).

Além do IPCA e do INPC, um índice de inflação considerado relevante pelo mercado e pelos pesquisadores é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), criado no final da década de 1940 e calculado atualmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Expectativa de Crescimento do PIB: O Ministério da Fazenda revisou a estimativa para o crescimento do PIB de 2023 de 1,6% para 1,9%. Essa revisão foi motivada pela divulgação de indicadores econômicos com resultados melhores do que os projetados para o primeiro trimestre e para o início do segundo trimestre de 2023.

“Temos uma produtividade baixa e estagnada, o que impede um crescimento sustentável de longo prazo. E essa dificuldade está associada à falta de qualidade na educação”, diz Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da FGV.

Valor médio agregado por indivíduo, em moeda corrente e a preços de mercado, dos bens e serviços finais produzidos em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Mede a produção, por habitante, do conjunto dos setores da economia. Indica o nível de riqueza econômica, possibilitando a comparação entre regiões.

IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.

Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD) O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país.

O IDH brasileiro é medido todos os anos e divulgado nacional e globalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão esse que faz parte da Organização das Nações Unidas.