Qual é o principal fator que influencia a aprendizagem?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.

Ainda de acordo com Thatiana Segundo, os comportamentos do professor que facilitam a aprendizagem são: dirigir atenção ao aluno; preocupar-se com a aprendizagem do aluno; apoiar o aluno; ser exigente, porém humano; ser calmo e paciente; respeitar o ritmo do aluno; gostar do que faz; ser alegre e engraçado; estimular e ...

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Quais estratégias adotar para melhorar o processo de aprendizagem?

  • Melhore a interação entre alunos, pais e professores. ...
  • Pergunte aos alunos o que melhorar. ...
  • Aposte na inovação. ...
  • Capacite a sua equipe. ...
  • Mude o método de ensino.

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

Experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes podem influenciar no processo perceptivo. Uma pessoa que tenha uma grande necessidade de realização tende a perceber uma situação em função dessa necessidade.

O AMBIENTE QUE INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM
O ambiente escolar vem complementar o que é apresentado inicialmente pela família. A influência do ambiente na aprendizagem de uma criança pode se dar por diversos motivos como a estrutura física, com espaço para dar condições de locomoção, exercícios físicos e brincadeiras.

As emoções conferem, portanto, o suporte básico, afetivo, fundamental e necessário às funções cognitivas e executivas da aprendizagem que são responsáveis pelas formas de processamento de informação mais humanas, verbais e simbólicas.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Conheça as características de cada um deles.

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Fatores orgânicos:
Por exemplo: lesões neurológicas, deficiência auditiva, deficiência visual, podem trazer, como consequência, problemas cognitivos com maior ou menor gravidade. Apesar de, por si sós, não caracterizarem um problema de aprendizagem, tais problemas podem comprometer a aprendizagem.

Trabalhar diariamente a captação do conhecimento por parte dos alunos; Estar atento ao desenvolvimento da criança durante as aulas; Propor atividades que ajudem no desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos.

Dentre os benefícios da aprendizagem ao longo da vida está o aumento da produtividade. Afinal, com conhecimento e repertório atualizados, uma pessoa terá mais mais agilidade para contornar um desafio e resolvê-lo com eficiência.

A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar; depois a ler e escrever, aprendizagens básicas para atingir a cidadania e a participação ativa na sociedade.