Qual é o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.

Ela é a parte que busca entender características e comportamentos de consumidores e empresas e como eles se relacionam. A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing.

O objetivo do estudo de microeconomia é desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, famílias e indivíduos em setores específicos da economia –, seja de atores que atuam na esfera ...

A microeconomia desenvolve estudos a partir de construções teóricas importantes: a teoria do consumidor, que busca entender o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; a teoria de empresa, focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho; e a teoria da produção, que analisa minuciosamente a ...

Os tópicos analisados na Microeconomia são os seguintes: I – Teoria da Procura (Teoria do Consumidor e da Demanda de Mercado); II – Teoria da Oferta (Oferta Individual, que abrange a Teoria de Produção e a Teoria de Custos e Produção; Oferta de Mercado);

A macroeconomia é o ramo das ciências econômicas que tem por objetivo o estudo da economia de um país como um todo. É a análise de dados econômicos amplos e das relações entre eles.

A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.

A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsônio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.

Programa

  • Conceitos económicos básicos.
  • Oferta e procura. Equilíbrio de mercado.
  • Eficiência. Excedente do consumidor e excedente do produtor.
  • Efeitos de subsídios e impostos.
  • Teoria do consumidor. ...
  • Teoria do produtor (função produção, função custo)
  • Mercado de concorrência perfeita.
  • Monopólio.

Na economia, o termo utilidade se refere à felicidade, benefício ou valor que um consumidor obtém a partir de um bem ou serviço. Em outras palavras, os consumidores não se contentam nem se satisfazem com o "bom o suficiente". Essa felicidade ou satisfação é medida em uma unidade chamada de unidade de utilidade.

O que é microeconomia? É a ciência que estuda o comportamento de empresas, consumidores e como eles se relacionam entre si. Ela permite identificar alguns fatores que impactam questões relevantes de mercado, como oferta e demanda, preços, canais de venda, entre outras.

Se o papel da macroeconomia é estudar as variáveis econômicas mais abrangentes, a microeconomia proporciona uma visão individual de cada elemento que participa da economia. Ou seja, o seu estudo abrange os indivíduos, as famílias, as sociedades, as empresas, e assim por diante.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são: Famílias; Firmas; Governo.

Macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a ação e influência de atores globais como as empresas, conglomerados e países na economia mundial. Para realizar suas análises, a Macroeconomia utiliza os indicadores econômicos globais como o PBI, o PNB, entre outros.

A principal teoria da macroeconomia é a teoria keynesiana, idealizada por John Maynard Keynes com sua obra “A Teoria Geral do emprego, do juro e da moeda” de 1936. As teorias continuaram a se desenvolver ao longo do século XX e também existem os clássicos, novo-clássicos, novo-keynesianos e pós-keynesianos.

Macroeconomia

  • Mercado de bens e serviços;
  • Mercado de trabalho;
  • Mercado monetário;
  • Mercado de títulos;
  • Mercado de divisas.