Qual é o primeiro sintoma de problema nos rins?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Além disso, é muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los. Os mais comuns são diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, doença cardiovascular e tabagismo. O uso de medicações tóxicas para os rins também pode comprometer sua função.

Mariana Pigozzi, podemos listar alguns exames de triagem, são os que seguem abaixo.

  • Dosagem de ureia;
  • Dosagem de creatinina;
  • Exame de urina (EAS) ou urina simples;
  • Perda de proteína na urina;
  • Exames de imagem renal (USG e tomografia).

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.

A doença renal pode ser silenciosa, mas em alguns casos os indivíduos sentem alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Localização: Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.

Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.

Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

Também conhecida como ressecamento da pele, a xerose cutânea, ou xerodermia, é a manifestação dermatológica de mais ocorrência em paciente com algum grau de disfunção renal, acometendo quase 80% dos casos.

Conheça abaixo quais são as principais drogas nefrotóxicas.

  • Anti-inflamatórios. Os grandes vilões para os rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). ...
  • Antibióticos. Os antibióticos também são causa de nefrite intersticial. ...
  • Analgésicos. ...
  • Contraste de Exame Radiológico. ...
  • Outras drogas.

A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando de infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não for tratada a tempo e corretamente, a pielonefrite pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos.

Quando a infecção urinária sobe para os rins ela provoca um quadro chamado de pielonefrite, que precisa de tratamento imediato. Dr. Drauzio explica. Sem tratamento, problema pode provocar doença renal crônica e até necessidade de transplante.

Na insuficiência renal aguda a incapacidade de filtrar instala-se de forma abrupta e pode ser decorrente de uma infecção grave, uma nefrite ou mesmo por conta do uso de um medicamento. Nessa situação, a disfunção pode ser temporária e o quadro é potencialmente reversível.