Qual é o primeiro sinal de câncer no intestino?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  • Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Constipação ou diarreia. ...
  • Inchaço ou dor no abdômen. ...
  • Perda de peso sem motivo específico.

Ele ocorre devido ao crescimento anormal de tecido na mucosa da região. Normalmente são benignos, mas podem se tornar câncer. Por isso, o acompanhamento e a retirada dos pólipos são formas de evitar o surgimento da doença. Isso é possível por meio de procedimentos denominados colonoscopia ou retossigmoidoscopias.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Alterações no apetite são comuns em pessoas com câncer ou em tratamento da doença. Pessoas com falta de apetite ou perda de apetite podem comer menos que o habitual, não sentirem fome ou se sentirem saciados após comer apenas uma pequena quantidade.

O que detecta: O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode ser dosado para diferentes tipos de câncer, estando normalmente elevado no câncer no intestino, afetando o cólon ou o reto.

Principais causas do câncer de intestino

  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Alimentação rica em carnes vermelhas e carnes processadas (ex: bacon, presunto, salsicha e linguiça);
  • Alimentação pobre em fibras;
  • Alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo.

Graças ao diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem excelentes chances de cura. Quando o tumor é identificado em suas fases iniciais, o sucesso do tratamento aumenta consideravelmente, com índices de cura superiores a 90%.

Demora cerca de 10 anos para se tornar um câncer invasivo, surgindo na maioria das vezes a partir de pólipos (lesões benignas dentro do intestino), havendo, portanto, tempo suficiente para a remoção, evitando que se transformem em câncer”.

"As pessoas que têm câncer na parte esquerda do cólon transverso, no cólon descendente ou no sigmóide, vão apresentar obstrução intestinal, dor para defecar e dificuldade ao ir ao banheiro.

A maioria dos tumores benignos do intestino delgado é assintomática. No entanto, os de maiores dimensões podem provocar sangue nas fezes, obstrução intestinal parcial ou completa ou estrangulamento intestinal, se um segmento do intestino se introduzir no segmento adjacente (um distúrbio conhecido como intussuscepção.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.