Qual é o primeiro sinal de AVC?

Perguntado por: equeiroz3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.

Confira 6 dos sintomas mais clássicos, a seguir, e entenda o que fazer no caso de uma emergência.

  1. Formigamento e perda de sensibilidade. ...
  2. Dificuldade na fala. ...
  3. Diminuição da força e dificuldade de ficar em pé ...
  4. Perda de memória. ...
  5. Assimetria facial. ...
  6. Dores de cabeça súbitas e fortes.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente. A pessoa não estava sentindo nada e de repente começa a sentir: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida— aquela maior dor de cabeça que a pessoa já sentiu, como se fosse um trovão.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Para confirmar o AVC, faça um teste rápido. “Rosto, Fala, Braços e Horário” (chamado de RBFH). Rosto – peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto está inclinado ou aparenta estar dormente.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

Os principais sintomas do AVC silencioso
Dor de cabeça, tontura e mal-estar geral também podem ser indicativos. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar uma leve perda de memória e mudanças repentinas de humor ou personalidade.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

O mini-derrame, como também é conhecido, acontece quando uma artéria cerebral sofre um pequeno “entupimento” ou “rompimento”, causando leves danos neurológicos à pessoa.

Na presença destes sinais, não perca tempo e ligue de imediato 112! A rápida assistência, o encaminhamento para a unidade de saúde adequada e a intervenção médica especializada são vitais para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.

7 hábitos essenciais para evitar infarto e AVC

  1. Não fumar e evitar locais com fumaça. ...
  2. Fazer exercício físico regularmente. ...
  3. Beber álcool com moderação. ...
  4. Manter o peso ideal. ...
  5. Controlar a pressão arterial, o colesterol e a diabetes. ...
  6. Dormir bem e controlar o estresse. ...
  7. Ter uma alimentação saudável.

Existem três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

É importante buscar assistência médica imediata em casos de dor de cabeça forte, que surge de repente ou persiste por dias, que não cede com o uso de analgésicos comuns e está associada a sintomas como confusão mental, sonolência, febre alta, desmaios, convulsões, rigidez da nuca, vômitos ou alterações motoras.

Após um AVC alguns Pacientes Desenvolvem Dores Crônicas: Um em cada 10 pacientes que sofreu um Acidente Vascular Cerebral, AVC, sofre de Dor Crônica e Debilitante, tipicamente descrita como “uma dor afiada” ou “uma queimação”. O problema é denominado síndrome de dor central após acidente vascular cerebral (CPSP).

Cefaleia em salvas
Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.