Qual é o primeiro sinal de Alzheimer?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Problemas com a memória, dificuldade principalmente em lembrar informações recentemente aprendidas, são normalmente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer.

Cientistas americanos desenvolveram um exame de sangue que pode detectar o Alzheimer até vinte anos antes de a doença manifestar sintomas graves, como a perda de memória. Segundo os pesquisadores, a precisão dos resultados do teste na identificação de alterações cerebrais chega a 94%.

Este teste é geralmente realizado pelo seu médico ou especialista no consultório e leva cerca de 5 minutos para concluir. O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.

Quais sintomas podem indicar Alzheimer?

  1. perda de memória recente;
  2. dificuldade para encontrar palavras;
  3. desorientação no tempo e no espaço;
  4. dificuldade para tomar decisões;
  5. perda de iniciativa e de motivação;
  6. sinais de depressão;
  7. agressividade;
  8. redução do interesse por atividades e passatempos.

MANTER A MENTE ATIVA, BOA VIDA SOCIAL, BONS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA REGULAR, PODE RETARDAR E PRINCIPALMENTE INIBIR A MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. É O QUE DEFENDE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 1 Ministério da Saúde.

A perda de memória é frequente
O alerta acende quando os esquecimentos se tornam frequentes e a pessoa não se lembra de conversas que acabou de ter, se perde em algum lugar que conhece bem ou esquece o caminho de volta para casa, apesar de ter feito isso inúmeras vezes antes.

Sintomas e diagnóstico da doença de Alzheimer
Com o tempo e o agravamento da doença, a pessoa começa a esquecer também fatos mais antigos, nomes das pessoas ou lugares, apresenta irritabilidade, dificuldade de se orientar no tempo e espaço e passa a ficar mais dependente de cuidadores e familiares.

Quais os estágios da Doença de Alzheimer?

  • Doença de Alzheimer leve (estágio inicial) O paciente pode ser independente, podendo ainda dirigir, trabalhar ou realizar atividades sociais. ...
  • Doença de Alzheimer moderada (estágio moderado) ...
  • Doença de Alzheimer avançada (estágio grave)

Além das alucinações, um dos problemas na Doença de Alzheimer é que, à medida que ela avança, principalmente na fase mediana e entrando para a fase avançada, o paciente vai fragilizando fisicamente. A musculatura atrofia no que chamamos de SARCOPENIA (pouco músculo).

A causa exata do Alzheimer e seus sintomas ainda é um mistério entre os pesquisadores, mas acredita-se que seja causado pelo estilo de vida da pessoa, e por uma combinação de fatores genéticos; responsáveis por afetar o cérebro ao longo da vida.

O risco de uma pessoa de 65 anos de idade que não tenha familiares acometidos de desenvolver doença de Alzheimer ao longo da vida é de mais ou menos 10-15%. Considerando que o risco relativo é o dobro, uma pessoa que tem um pai ou mãe com Alzheimer tem um risco aumentado para cerca de 20-30%.

Solicita-se que o paciente desenhe um relógio com os ponteiros indicando uma determinada hora. Não existe um limite de tempo determinado para finalização do teste. A sensibilidade desse teste é maior que 86% e a especificidade superior a 96% quando esse teste é comparado a outros instrumentos.

A ressonância magnética (RM) pode detectar alterações nas estruturas cerebrais que indicam o início da doença de Alzheimer.

O risco de uma mulher desenvolver doença de Alzheimer aos 65 anos é de 1 em 6, o que representa quase o dobro do risco de ela ter câncer de mama. Já os homens apresentam risco de 1 em 11 de desenvolver a doença a na mesma faixa etária.