Qual é o primeiro rito da Missa?

Perguntado por: uvilela7 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

No início da missa existe a Oração Coleta uma oração presidencial breve, a fim de colocar a Assembléia em clima de fé para ouvir a Palavra de Deus. A Oração dos Fiéis é um espaço mais abrangente para que os fiéis coloquem publicamente suas intenções.

Partes de uma missa

  • RITOS INICIAIS.
  • LITURGIA DA PALAVRA.
  • Preparação das Oferendas: o padre e o povo oferecem o pão e o vinho. As pessoas podem levar ao altar as ofertas. O pão e o vinho vão se tornar o corpo e o sangue de Cristo.
  • ORAÇÃO EUCARÍSTICA.
  • RITOS FINAIS.

Os Ritos Finais são compostos dos avisos ou agradecimentos, da bênção final e da despedida final. Vejamos cada um deles: AVISOS OU AGRADECIMENTOS: é o momento no qual se comunica à comunidade alguma atividade que acontecerá na paróquia.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Ele é divido em partes: Ritos Iniciais (Saudação, Ato Penitencial, Glória e a Coleta), Liturgia da Palavra (Leituras Bíblicas e o Credo), Liturgia Eucarística (Preparação das Oferendas, Prefácio e a Consagração), Rito da Comunhão e os Ritos Finais.

Os Ritos Iniciais são compostos de: Canto Inicial; Sinal da Cruz; Saudação Apostólica; Ato Penitencial; Kyrie; Glória; e Oração do Dia.

Ritos Finais
“O rito de encerramento da Missa consta … da saudação do sacerdote, a bênção … e a própria despedida, em que se despede a assembleia, afim de que todos voltem às suas atividades louvando e bendizendo o Senhor com suas boas obras” (IGMR 57).

Quando o padre levanta a hóstia e O cálice na Santa Missa o que devemos fazer? É um costume piedoso na Igreja Católica: fazer uma breve oração interior no momento em que o padre eleva a hóstia consagrada e o cálice na Missa.

A Santa Missa é dividida em duas partes. Uma que faz a Celebração da Palavra e a outra em que acontece a Celebração Eucarística. Mas também podemos dizer que ela é dividida em Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Sacramental (ou Rito Eucarístico) e Ritos Finais.

Liturgia Eucarística, ou Rito Sacramental, é a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

A primeira leitura é tirada do Antigo Testamento, em sintonia com o Evangelho. A segunda, quando houver, é tirada dos apóstolos. Terminada a coleta, estando todos sentados, o leitor se dirige ao ambão (mesa da Palavra) e recita a primeira leitura.

Veja abaixo uma breve explicação sobre cada um deles.

  • Ritos iniciais. A abertura da Missa é nomeada como Ritos Iniciais. ...
  • Rito da Palavra. ...
  • Rito Sacramental. ...
  • Ritos Finais.

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo Sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta. A entrada do sacerdote acontece com o cântico inicial, entram juntamente com o padre: o diácono (caso tenha) e os ministros que ajudarão o sacerdote.