Qual é o primeiro refrigerante do mundo?

Perguntado por: alacerda2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

1772 – O químico inglês Joseph Priestley criou uma forma de gaseificar a água, injetando gás carbônico na água mineral. 1871 – Surge a indústria do refrigerante propriamente dita, nos Estados Unidos, com o lançamento do primeiro refrigerante com marca registrada, a Lemon's Superior Sparkling Ginger Ale.

Guaraná é um refrigerante feito à base de fruta do guaraná. O processamento do xarope da fruta inicia-se no Brasil em 1905 por Fara, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla.

A Pepsi, assim, como sua grande rival, a Coca-Cola, foi inventada por um farmacêutico. A fórmula é do americano Caleb Bradham e foi criada em 1898. A da Coca-Cola foi em 1886. A diferença é que o inventor da Pepsi estava procurando criar uma "bebida refrescante".

Coca-Cola é uma das marcas mais valiosas do mundo e também a mais consumida. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, a Coca-Cola foi a marca mais consumida pelo 9º ano seguido. O refrigerante foi escolhido pouco mais de 6,5 bilhões de vezes pelos consumidores do mundo todo em 2020.

Coca-Cola

Pelo oitavo ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, o refrigerante foi escolhido pouco mais de seis bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2019.

Agora você já sabe que os melhores refrigerantes comuns do mercado são: ANTARCTICA - Refrigerante Guaraná Antarctica. COCA-COLA - Refrigerante Coca-Cola Sabor Original. FANTA - Fanta Laranja.

Pepsi

O segundo lugar de refrigerante mais vendido no mundo fica para a Pepsi. Não é uma surpresa, já que ela está presente na maior parte dos países do mundo. São diversas versões do produto, que variam do tradicional sabor de cola, até limão, cereja e baunilha.

O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

Fanta desembarcou nos Estados Unidos no outono de 1958, começando pelas cidades de Chicago, Boston e Baltimore. 9. Conhece a Klassik? Depois de correr mundo, o refrigerante fez a volta, para reencontrar sua Alemanha natal em 1959, finalmente na versão laranja.

Coca-Cola

A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%. Hoje, a Coca Diet corresponde a 8,5% do total, depois que as vendas caíram 6,6% em 2014. Já a Pepsi tem uma fatia de 8,8%.

Lata Coca Cola com grave erro de fabrica – US$ 281.000
Essa Coca Cola com erro de fábrica é primeira posição na seleção dos 10 refrigerantes mais caros do mundo, pois o preço é de US$ 281.000.

Em primeiro lugar, porque não foi capaz nestes anos todos de montar uma estrutura eficiente de distribuição do que produz. A Pepsi nunca conseguiu estar presente em mais de 50% do território brasileiro. Distribuição, num negócio em que se ganha com escala, é um ponto fundamental.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Olhando para os dados nutricionais, como reporta o Independent, a Pepsi contém ligeiramente mais açúcar, calorias e cafeína do que a Coca-Cola, enquanto a segunda contém mais sódio. Isto, segundo Malcolm Gladwell, explica porque é que a apesar de a Coca-Cola ser mais popular, a Pepsi costuma ganhar nos testes de sabor.

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

Chongqing, 8 jan (Xinhua) -- A chinesa Tianfu Cola, que já foi o refrigerente mais vendido na China, voltará ao mercado depois de quase 20 anos, informou o produtor na quinta-feira.