Qual é o primeiro ponto que devemos considerar no planejamento de um evento?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ao planejarmos um evento o primeiro passo é traçar seus objetivos. É o que se pretende alcançar com o evento, seja ele institucional ou promocional. Os objetivos são fatores essenciais para criar, estabelecer, firmar, manter e divulgar o conceito e a imagem de uma organização, pessoa, ou produto.

O planejamento é a chave para um evento de sucesso — e essa etapa não deve ser negligenciada.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

A definição dos objetivos é umas das etapas mais importantes do planejamento. Cabe à empresa definir onde ela quer chegar. É preciso saber quais resultados quer alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos.

Determine sua posição estratégica. Priorize seus objetivos. Elabore um plano estratégico. Execute e gerencie seu plano.

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

A fase de planejamento é quando os planos do projeto são documentados, os resultados e requisitos do projeto são definidos e o cronograma do projeto é criado. Isso envolve a criação de um conjunto de planos para ajudar a orientar sua equipe através das fases de implementação e encerramento do projeto.

Os três pilares
Missão, visão e valores são os pilares essenciais na construção da cultura de sua empresa e fortalecimento do capital humano. Os três conceitos são interligados e muitas vezes podem ser confundidos.

Para organizar um evento e garantir seu sucesso é fundamental considerar na sua estratégia, como organizador, questões como comunicação, interação e engajamento dos participantes. Esses são fatores decisivos para determinar a qualidade e impacto do seu projeto para sua audiência.

Por isso, o mais indicado é fazer um checklist de todas as atividades do seu evento! Dessa forma, você tem um panorama geral de tudo que está acontecendo e sendo feito. E assim, consegue acompanhar o andamento de todas as etapas do seu evento de forma mais rápida e eficaz.

Planejamento do evento

  1. Estabeleça objetivos. ...
  2. Defina a data, o local e o horário do evento. ...
  3. Defina os palestrantes, painelistas, mestre de cerimônias… ...
  4. Faça (bem) a matemática. ...
  5. Dividir para conquistar: monte um time. ...
  6. Certifique-se que tem aprovação para tudo. ...
  7. Faça os crachás do evento. ...
  8. Contrate um aplicativo para o seu evento.

5 passos para montar uma programação de evento

  1. Determine os formatos das atividades. ...
  2. Determine os locais e fique atento à capacidade de cada um deles. ...
  3. Defina os temas e os palestrantes das atividades. ...
  4. Distribua bem os horários. ...
  5. Divulgue a programação de forma clara.

Para fazer o planejamento estratégico é preciso, em primeiro lugar, entender a situação atual da empresa. Nesta etapa, empregam-se ferramentas como a análise SWOT, em que se descobrem as forças e as fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Conheça os 5 pilares do Planejamento Estratégico

  • Onde estamos: análise do ambiente externo. ...
  • Quem somos: análise do ambiente interno. ...
  • Aonde queremos chegar: os objetivos principais da empresa. ...
  • Como vamos chegar: o plano estratégico. ...
  • Ajustes de rota: ações corretivas e melhorias no plano.

Um bom planejamento estratégico deve pensar em:
Determinar objetivos a longo termo. Analisar os fatores internos que causam as questões mais importantes. Gerar opções de estratégicas que abordem essas questões, as priorizando. Decidir entre as opções.

Um planejamento bem detalhado é importante, mas serve apenas como guia. Se não for possível aplicá-lo à realidade do negócio, será pouco eficiente. Por isso, cada meta definida deve conter uma estratégia a ser alcançada.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Um processo vital para manter o funcionamento de qualquer empresa no médio e longo prazos é o planejamento.
...
Entenda as 6 etapas de um planejamento estratégico empresarial

  1. Avaliação. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Ação. ...
  4. Monitoramento. ...
  5. Reestruturação. ...
  6. Repetição.

Passo a passo: Planejamento Estratégico Situacional

  • Passo 1 – Momento Explicativo. Este primeiro passo é o momento de selecionar e analisar os problemas que precisam ser solucionados. ...
  • Passo 2 – Momento Normativo. ...
  • Passo 3 – Momento Estratégico. ...
  • Passo 4 – Momento Tático-Operacional.

As etapas do planejamento estratégico são: diagnóstico do negócio, definição dos objetivos, declaração de missão, visão e valores, criação de estratégias (plano de ação) e monitoramento e avaliação dos resultados.