Qual é o primeiro pecado capital?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Os 7 pecados capitais são a ira, o orgulho, a inveja, a luxúria, a preguiça, a avareza e a gula. Pecado capital significa algo como "grande pecado" ou "pecado superior". Segundo a Bíblia, todo pecado - seja grande ou pequeno aos nossos olhos - tem as mesmas consequências: o afastamento da presença de Deus e a morte.

Quando tratamos desses vícios capitais, estamos nos referindo aos Pecados Capitais que, no filosofar de Aquino são a vaidade, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a acídia. AQUINO, Tomas de. Sobre o ensino. Os sete pecados capitais.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Tal reclassificação resultou na lista dos atuais sete pecados capitais: luxúria, soberba (vaidade), preguiça, inveja, gula, avareza e ira (raiva).

Avareza

2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Este último grupo é ao qual pertencem os sete pecados capitais: luxúria, preguiça, gula, raiva, inveja, ganância e orgulho. Qual é o oitavo pecado capital? O oitavo pecado capital: o pasotismo. Os pecados mortais são os atos pelos quais o homem, com liberdade rejeita Deus.

O primeiro fratricídio ocorreu pela inveja de Caim. Lúcifer foi um anjo soberbo e invejoso do ser supremo. O oitavo pecado capital, a ingratidão, está levando a humanidade à perda do princípio humanístico.

Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança.

1858. A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um homicídio é mais grave que um roubo.

A gula continuava sendo um pecado ligado à classe social, só que de forma invertida à ocorrida no período medieval, já que o excesso de peso se tornava uma patologia associada à precariedade econômica e, sobretudo, à falta de educação que acompanha essa condição de classe.

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

Desejo imoderado, incontrolável de adquirir e acumular riquezas; apego excessivo a dinheiro e bens materiais.

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Na Religião
Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses. No Cristianismo, a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice, pode ser incluída como parte desse pecado.

Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento.

Luxúria na Bíblia
Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

Ao definir essa blasfêmia como a ação deliberada de associar o poder e a obra de Jesus ao domínio de Satanás, o artigo busca justificar que a condição do “pecado imper-doável” não está no ato em si do pecado cometido, mas antes na vida de quem comete tal pecado, mesmo antes de ter ouvido falar de Cristo.

Ela é a mãe de todos os pecados. A soberba, também chamada de orgulho, arrogância, pretensão ou vaidade, fez Eva desafiar as ordens divinas e provar do fruto proibido.