Qual é o primeiro passo para aprender a ler?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.

As músicas são ótimas alternativas para ensinar o alfabeto para as crianças. Com esse tipo de recurso, elas têm a chance de aprender de maneira mais lúdica, prazerosa e divertida. Existem inúmeras músicas infantis que fazem a associação entre letras, sons e palavras, e que podem favorecer significativamente o processo.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Além disso, a leitura também propicia uma inclusão social, e as crianças se sentem ainda mais pertencentes à comunidade em que vivem. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.

Dicas de alfabetização

  1. Clube da leitura e contação de histórias.
  2. Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas.
  3. Trava-línguas.
  4. Jogos de ritmo e rima.
  5. Explore os sons das palavras.
  6. Aprendendo com música.
  7. Embaralhando as palavras.

Faça atividade de reconhecimento de vogais
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.

O método tradicional tem seu aprendizado de forma dividida, ou melhor, por partes, primeiro aprende as vogais, depois as sílabas até chegar às palavras e as frases, para daí por diante construir textos.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

O letramento exige um grau muito grande de amadurecimento neuromotor. Desse ponto de vista, a criança só estará pronta para ser alfabetizada por volta dos 6 anos”, afirma Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Global e da Escola Globinho.

Será que seu pequeno já está na idade certa para aprender a ler? Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavras por volta dos 5 anos, enquanto outras ainda estão aprendendo as letras e só vão começar a ler tempos depois, por volta dos 7 anos de idade.

5 dicas para auxiliar na alfabetização da criança

  1. Realize momentos de leitura e de contação de histórias em família. ...
  2. Estimule a leitura, mesmo que seja de imagens. ...
  3. Converse sobre tudo, narre ações, estimule a fala. ...
  4. Trabalhe o reconhecimento e associação da imagem com a escrita. ...
  5. Desenvolva a percepção visual.

O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.

6 meses

Entre 4 e 6 meses. Neste período, o pequeno já começa a balbuciar as vogais A, E e U.

Na idade em que estão sendo alfabetizadas, as crianças conseguem fazer associações valiosas que as ajudam a lembrar muitas informações. Por isso, ao ensinar as letras do alfabeto, use o velho método de associar uma letra a algo que comece com essa letra, por exemplo: “a” de abraço, “b” de banana, “c” de cachorro, etc.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.