Qual é o primeiro mandamento da Igreja?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Amar a Deus sobre todas as coisas

Você conhece o primeiro mandamento na prática: “Amar a Deus sobre todas as coisas”? E quem nos ensina como fazer isso é o próprio Jesus. “A minha comida, disse Jesus, é fazer a vontade d'Aquele que me enviou” … (João 4,34).

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

2º – Confessar-se ao menos uma vez cada ano. 3º – Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição. 4º – Jejuar e abster-se de carne, quando manda a santa madre Igreja.

Veja o que significa cada um dos dez Mandamentos

  • Amar a Deus sobre todas as coisas. ...
  • Não diga o nome de Deus em vão. ...
  • Guardar domingos e festas de guarda. ...
  • Honrar pai e mãe. ...
  • Não pecar contra a castidade. ...
  • Não furtar. ...
  • Não levantar falso testemunho. ...
  • Não cobiçar as coisas alheias.

O ponto principal é que Deus ordena que O amemos porque Ele sabe o que isso fará por nós. Ele ordena que amemos uns aos outros pelo mesmo motivo. O amor de Deus nos transforma. O amor de Deus transforma nosso amor uns pelos outros.

Os mandamentos da lei de Deus são dez: os três primeiros pertencem à honra de Deus e os outros sete ao proveito do próximo. 1°- Amar a Deus sobre todas as coisas. 2°- Não tomar seu santo nome em vão. 3°- Guardar os domingos e festas.

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Papa João Paulo II

Eles foram instituídos pelo Papa João Paulo II, em 1992, para que sejam seguidos por todos os católicos do mundo. Por isso, é sempre bom lembrarmos e propagarmos essas obrigações.

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

4° Mandamento: honrar pai e mãe.

Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

Vamos tratar diretamente dos três primeiros mandamentos. Esses se referem ao nosso relacionamento para com Deus: amar a Deus sobre todas as coisas; não tomar seu santo nome em vão; guardar domingos e festas. O objetivo de nossa vida, o fim último para o qual fomos todos criados, é a união com Deus.

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião.

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.