Qual é o primeiro dia da semana no Brasil?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Sendo assim, para outras áreas, dias úteis são aqueles apenas de segunda a sexta-feira. Apesar disso, a determinação dos dias da semana parte de uma padronização estabelecida em 2004 pela Organização Internacional de Padronização. Sobretudo, determinaram que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

Considera-se a segunda-feira como o primeiro dia da semana, e o domingo o último. Além disso, o primeiro dia do mês necessariamente segue a ordem dos dias da semana. Por exemplo, se o dia 31 é uma terça-feira, o dia 1° do mês seguinte será uma quarta-feira.

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Entretanto, posteriormente estabeleceu-se que domingo é o primeiro dia da semana na Antiguidade, porque foi quando Jesus ressuscitou. Desse modo, o evento sagrado superaria a importância do sábado judaico. Mais ainda, no livro dos Atos do Apóstolos há relatos da prática do domingo como primeiro dia da semana.

Bem,oficialmente domingo é o último dia. A Organização Internacional de Padronização (ISO) estipulou, em 2004, os padrões mundiais de dias, horas e anos. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana e consequentemente, a segunda-feira como primeiro.

O domingo é o dia da semana compreendido entre o sábado e a segunda-feira. No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana.

Por ordenação de trabalho, lazer e pela norma ISO, a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.

Sexta-feira é um dia útil considerado o sexto dia da semana, seguindo a quinta-feira e precedendo o sábado.

A palavra “domingo” vem do latim “dies dominica” que tem também raiz grega. Traduzindo: dia senhoril ou dia do Senhor.

Segundo um levantamento feito pela empresa americana de consultoria Mercer, os países com mais feriados são Colômbia e Índia, com 18 feriados cada um. No segundo lugar da lista, aparecem Tailândia, Líbano e Coreia do Sul, que possuem 16 dias de folga extra cada.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

terça-feira, terceiro dia da semana.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

quarta-feira

A quarta-feira é um dia útil considerado o quarto dia da semana, seguindo a terça-feira e precedendo a quinta-feira.

A quinta-feira é um dia útil da semana considerado o quinto dia da semana, seguindo a quarta-feira e precedendo a sexta-feira.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).