Qual é o primata mais forte?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Gorila Gorilas

Gorila. Gorilas são amedrontadores, e devemos teme-los com razão. Esses animais são capazes de levantar, aproximadamente, dois mil quilos, o peso aproximado de 30 humanos e 10 vezes mais do que o seu peso, que pode chegar a 200 quilos.

O gorila é o maior dos primatas atualmente existentes. Pseudogorilla Elliot, 1913. Os gorilas vivem em florestas tropicais. Apesar da sua área de distribuição abranger apenas uma pequena percentagem da África, os gorilas distribuem-se por numa grande variedade de altitudes.

Rápido x Lento
Os chimpanzés têm o dobro de fibras musculares de contração rápida. Como o próprio nome indica, esse tipo de fibra se contrai rapidamente e é útil para os movimentos como, por exemplo, correr a toda velocidade.

O gibão Hainan — macaco encontrado apenas na ilha que leva o mesmo nome, no Mar da China Meridional — é o primata mais ameaçado de extinção no mundo, totalizando uma população de apenas 30 animais dessa espécie.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Também conhecido como macaco pigmeu (Cebuella pygmaea), o sagüi leãozinho pesa aproximadamente 130g e não ultrapassa os 20 centímetros de comprimento. Trata-se da menor espécie de primata do planeta, endêmico de uma área especifica da floresta Amazônica, próxima ao Estado do Acre.

O Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides), também conhecido como Mono Carvoeiro, está criticamente ameaçado de extinção. O maior primata das Américas é também considerado um dos maiores “restauradores da floresta”, pois, em apenas um dia, ele pode dispersar sementes de até oito espécies de plantas.

macaco bonobo

Mapa genético do macaco bonobo é 98,7% igual ao humano, diz pesquisa.

Elefante

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Têm entre 1,10 e 1,40 m de altura e pesa entre 35 e 100 kg, embora os machos adultos geralmente pesam 200 kg, o que o faz a terceira maior espécie de primata do mundo, superado apenas pelo gorila e pelo homem, com quem partilha cerca de 97% dos genes.

PRIMATAS DO MUNDO
Existem 665 táxons de primatas no mundo, distribuídos na faixa de florestas tropicais. Para mais informações gerais sobre primatas, acesse o Primate Specialist Group da IUCN.

  • Therapsida
  • Elpistostegalia

O muriqui-do-sul geralmente prefere ficar nos estratos mais altos da vegetação, e é apontado como uma das espécies mais dóceis entre os primatas.

Você conhece o macaco bugio? O primata é famoso por emitir um forte grito, que muitos chamam de "ronco". Mas você sabia que o som que ele faz é considerado um dos mais barulhentos da nossa natureza? A "voz" potente é comparada ao som de uma turbina de um avião a jato.

De hábitos diurnos, os muriquis passam o dia se balançando nas árvores com a sua cauda preênsil. Uma característica bem peculiar desses animais é que eles gostam de demonstrar afeto abraçando. O comportamento dócil faz com que sejam conhecidos por indígenas como “o povo manso da floresta”.

O maior gorila-do-oriente registrado foi um indivíduo macho com 1,94 m em Kivu (República Democrática do Congo) em maio de 1983, enquanto que o mais pesado foi regirstrado em Ambam (Camarões) e pesava 266 kg.

Um gorila de costas prateadas pode chegar a levantar até 2.000 quilogramas de peso, enquanto que um homem corretamente treinado pode levantar entre 200 e 500 quilos.

Seu QI é avaliado entre 70 e 95, mais alto que o de muitos humanos.

83 pontos

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 61º lugar neste ranking. Com 108 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 56 pontos, é ocupado pela Guiné Equatorial.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

O muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) é o maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica, carismático, pacífico, conhecido pelos abraços e bolinhos (abraços coletivos) em que se enlaçam uns aos outros, e está criticamente ameaçado de extinção.