Qual é o predador natural do porco-do-mato?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

lobo-cinzento

Sua expectativa de vida em ambiente selvagem gira em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natural é o lobo-cinzento, o qual caça em matilha separando o javali do seu grupo e cercando-o para atacar.

O porco-do-mato-cateto vive em todo território nacional, ocupando uma grande diversidade de hábitat, como: florestas altas, campos, cerrados e áreas alagadas.

15 – 20 anos

Há muitos truques caseiros para afugentar javalis à base de cheiros: colocar cabelo humano, pontas de tabaco, naftalina, pendurar trapos com colónia ou molhados em urina de lobo sintetizada, …

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno, assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças como brucelose, leptospirose, toxoplasmose, cisticercose e raiva para seres humanos.

Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça. Além das características feno- típicas do javali, há outras espé- cies que são nativas e não devem ser confundidas com o exótico.

Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais. Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras.

Predadores. Atualmente, o principal predador do Javali é o homem, que é responsável por reduzir a população controladamente, embora não seletivamente, na ausência de predadores naturais, como lobos para adultos, bem como linces, águias e raposas para os filhotes mais jovens.

A carne do javali tem um sabor próprio, exótico, típico de animais de caça; não apresenta as estrias gordurosas presentes na carne de suíno e tem uma cor vermelha forte, mais escura que a de porco doméstico e muito mais saborosa.

No Brasil ocorrem três espécies de porcos-do-mato: o cateto ou catitu (Pecari tajacu), o cateto-mundéu (Pecari maximus) e a queixada (Tayassu pecari), que são protegidas pela Legislação Brasileira (Lei Nº. 5.197/1967). Estas espécies, embora sejam conhecidas como “porcos- do-mato”, não são porcos verdadeiros.

Em Videira, no Oeste de Santa Catarina, vive o maior produtor individual de suínos do Brasil: Mário Faccin.

O mini pig nada mais é que um porco anão, tendo como origem a mistura de pequenas raças de suínos. Portanto, mini pig, micro pig, mini porco, porquinho de estimação doméstico, e nomenclaturas parecidas a essas, são apenas denominações diferentes para um mesmo animal.

Parvovirose Suína
É uma doença bem comum em granjas que, quando atinge os rebanhos de suínos pode causar a morte dos animais até antes do nascimento. Para aqueles que trabalham com a reprodução, causa um grande prejuízo.

A gestação leva 114 dias e raças de boa qualidade produzem cerca de 11 leitões por parto, duas vezes ao ano.

Um dos métodos mais utilizados para manter os animais afastados da terra é a cerca elétrica. Além de combater a invasão de animais selvagens, também pode ser usado para proteger e delimitar animais de fazenda dentro de uma área.

O ideal é usar barreiras físicas, como cercas com telas de arames, que precisam ser altas, proximamente com altura de 1,80 metros, bem robustas e com um fio de arame de pelo menos 12 milímetros de diâmetro.

O matador ou magarefe, munido de uma comprida faca de bico, com dois gumes e uma abertura no seu interior para melhor passagem do sangue, introduz a lâmina fatal no tórax, do lado esquerdo do animal, a fim de ir direita ao coração (é aconselhável não matar à primeira tentativa para haver melhor escoamento do sangue, ...

Isso devido ao custo, que para o consumidor final, chega aí por volta de R$ 80 o quilo”, explica o Fábio Hosken, zootecnista.