Qual é o predador natural do morcego?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.

Geralmente os morcegos saem de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite e se comunicam e voam orientados por sons de alta freqüência (eles emitem ultra-sons que ao encontrarem um obstáculo, retornam em forma de ecos que são captados pelos seus ouvidos possibilitando sua orientação), além de utilizarem também a ...

O morcego e seu vasto simbolismo
Por estar ligado à escuridão, afinal é um animal de hábitos noturnos, possui simbologias relacionadas à morte, especialmente no cristianismo. Mas para alguns essa morte também pode ter o aspecto de renovação – ou seja, o antigo precisa morrer para o novo nascer.

canela

Use canela como repelente
Além de muito utilizada na cozinha, a canela exala odor que pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

30 anos

Os morcegos possuem expectativa de vida alta, variando entre 10 e 30 anos, porém há registros de espécies insetívoras com 40 anos. Os morcegos são mamíferos considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados.

Esses animais mamíferos, de hábitos noturnos, sãos responsáveis pelo consumo de toneladas de insetos todas as noites. A bióloga explica que, diante disso, muitas pessoas que já reconhecem esses benefícios permitem que os morcegos permaneçam em seus forros durante o verão.

O morcego tem olhos que enxergam bem, ao contrário do que muita gente pensa. Aliás, ele vê melhor que os humanos no entardecer e no amanhecer, quando a luz ainda é limitada. Acontece que, pelos hábitos noturnos, a claridade incomoda o morcego, que está mais acostumado a ambientes escuros.

Caso seja mordida por um morcego, a pessoa deve lavar o local do ferimento imediatamente com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para ser vacinada contra raiva. Não se recomenda que tentem matar ou capturar o animal, que contribui para o equilíbrio ambiental e a cadeia alimentar.

À medida que escurece e a noite avança, vemos por vezes pequenas sombras esvoaçantes junto dos candeeiros de rua acesos. São os morcegos, que por esta hora saem dos abrigos para caçar insetos e aproveitam para apanhar mosquitos e borboletas, atraídos pelas luzes artificiais.

Se você não souber onde o animal está, comece a busca durante o dia, quando o morcego estará dormindo, e será mais fácil encontrá-lo e capturá-lo. Comece a busca em locais que não recebem muita luz, como o sótão ou um quarto que fique sempre fechado.

Para acabar com os morcegos que fizeram do forro da casa ou de outro estabelecimento um local de morada, uma sugestão é aumentar a luminosidade no ambiente com a troca de algumas telhas de barro por opções transparentes. Elas podem ser compradas em lojas de materiais de construção.

O que significa visita de morcego na Umbanda? Em algumas linhas de espiritismo, o morcego representa a nossa capacidade em lidar com a nossa escuridão interior, nossos medos, defeitos e fantasmas. Nos rituais xamânicos é uma figura de grande poder, estando atrelado à abertura de caminhos para o novo.

A ferida da mordida pode ficar dolorida ou dormente. Geralmente, as mordidas de morcego não causam nenhum sintoma.

Esses animais preferem esconderijos escuros e silenciosos e odeiam muita luz e barulho. Experimente deixar uma luz acesa no sótão ou em outra área que acredita ter sido invadida por morcegos.

Você deve colocar tiras de papel alumínio no teto onde se encontram os morcegos, nas entradas e nas saídas das tocas desses animais. Com o anoitecer, quando o vento soprar na habitação dos morcegos, haverá produção de bastante barulho, som que irritará os morcegos.

Como espantar morcegos com detergente
O olfato destes animais também é sensível e pode ficar incomodado com alguns aromas. Detergentes com cheiros mais fortes, como de limão, são interessantes para fazer este papel. Você pode borrifar um pouco do produto no local onde os animais costumam ficar.

O ideal é não tentar manusear o bicho, pois ele estará assustado e pode tentar se defender com mordidas. Mas se você estiver confiante o suficiente para tentar ajudá-lo, jogue levemente uma toalha por cima dele (se o morcego estiver no chão), tente fechar as asas delicadamente e solte-o na janela.