Qual é o predador do cupim?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

A própria estrutura construtiva de vários imóveis facilita a instalação de cupins”, diz. Como exemplo, ele cita os “caixões perdidos”, peças de madeira colocadas dentro de algumas lajes de concreto. “Também há locais escuros e úmidos em que os materiais que sobraram da construção ficam abandonados”, ressalta.

Formiga-de-cupim também ataca a madeira
Popularmente, elas ganham diversos nomes, como traguá, sarassará, sararau, formiga-doceira e formiga-de-cupim.

Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.

Utilize vinagre. Podendo ser utilizado puro ou em proporções iguais se misturado com água, o vinagre é uma substância caseira, mas muito eficaz para combater cupins. Em uma garrafa com spray, borrife o líquido no local em que os insetos estão instalados.

50 anos

Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.

2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados. Além de matar o cupim, o vinagre ajudará a evitar que outras colônias voltem ao local.

O cupinicida e o stain da Montana Química são os melhores do mercado. É o que comprovou o Prêmio Artesp 2018, que elege os melhores produtos do ano com base na opinião de revendedores de tintas do Estado de São Paulo. Dois produtos da empresa levaram o ouro na votação: o Osmocolor Stain e o Cupinicida Pentox.

ácido bórico

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Os ninhos de cupins que habitam no solo podem ser subterrâneos, ou então “epígeos” (isto é, construídos sobre a superfície do solo). Os ninhos mais comuns são aqueles conhecidos como “montículo”, muito frequentes em pastagens.

O voo ocorre normalmente entre 17hs e 20hs, no início da primavera. Soldados: Função de defesa do ninho e proteção dos operários durante a busca de alimentos.

Formigas e cupins
As larvas de formiga também são comestíveis e possuem a vantagem de não secretar ácido. O preparo ideal é na frigideira com um pouquinho de sal. Já os cupins são mais difíceis de serem achados, mas possuem propriedades semelhantes às das formigas.

A presença de formigas-de-cupim pode ser um sinal da presença de água ou problemas de umidade em seu telhado, pisos ou paredes; Colônias grandes que não são tratadas podem ser tão destrutivas para as casas quanto os cupins.

Os cupins, na verdade, são baratas sociais, já que vivem em colônias altamente organizadas. Os temidos cupins subterrâneos (Coptotermes gestroi), por exemplo, desenvolvem colônias que podem atingir mais de 3 milhões de indivíduos. O cupinzeiro dessa espécie possui apenas um rei e uma rainha.