Qual é o predador da corça?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Predadores – Lobo-ibérico, raposas (predação das crias), cães assilvestrados. O corço europeu, o menor dos cervídeos europeus, possui um aspecto gracioso e esbelto.

Os estudiosos comprovam que a corça, quando sente a existência de água, ela começa a gritar de alegria, corre, vence todo e qualquer obstáculo; nada a detém, até que ela chegue ao seu destino. Quando isso acontece, ela não descansa; bebe muita água e se molha toda de tanta felicidade.

A corça ou corço (Capreolus capreolus) é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do mar Cáspio.

nome masculino
Filho ou macho da corça. Plural: corços |ô|.

Salmos 42:1-2 NVI
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

Descobri que na realidade a relação entre a corça e as águas é muito mais profunda do que eu imaginava. Todas as vezes que a corça fica por um longo período longe de rios e lagos, seu corpo começa gerar um odor, tão forte à ponto de chamar atenção dos seus predadores, se tornando vulnerável ao inimigo.

Ter cio (falando-se de veados e outros animais).

Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?”

O que significa um cervo? Por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que, no uso informal, corça é o feminino de veado, mas, num registo mais científico, é o feminino de corço ( Capreolus capreolus ). Por outro lado, a forma cerva é o feminino de cervo, que designa um animal do género 'Cervus'.

Comportamento da corça
As corças são caracterizadas como animais solitários, apesar de a maioria dos cervídeos mostrar comportamento gregário e grupal.

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

o corço da Escritura é a gazela -era permitido comer a sua carne, e ia à mesa do rei g)t 12.15,22 – 14.5 – 15.22 – 1 Rs 4.23). A gazela de Dorcas é muito comum na Palestina, especialmente no deserto da Judéia e na Arábia.

A corça é da espécie veado catingueiro e recebeu o nome de Damy. Pelas características, trata-se de um filhote.

Trata-se de um cervídeo que atinge uma velocidade entre 90 e 100 km/h. No entanto, assim como os outros bichos, o cervo perde a sua velocidade máxima quando está percorrendo longas distâncias, por exemplo, durante a perseguição de uma presa.

Uma necessidade extrema comparada como necessidade de água e comida. Como sabemos, a corsa é um animal que vive em regiões desérticas do Oriente Médio. É um animal de pequena estatura, arisco e de costume migratório – dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância.

Significado de Corsa
substantivo feminino Espécie de veículo, na ilha da Madeira (Portugal), puxado por pessoas, e também usado para transportar pessoas. Etimologia (origem da palavra corsa). De corso; talvez do latim corsus.

Ao regente do coral: salmo dos descendentes de Corá. 1 Como a corça anseia pelas correntes de água, assim minha alma anseia por ti, ó Deus.

Salmo 42:1 (Assim como a corsa) - Bíblia.

Embora não seja mencionado, provável é que Davi tenha escrito este Salmo e talvez alguns, ou todos os outros de Corá. Corá morreu sob a ira de Deus [Nm 16.31], mas seus filhos foram perdoados [Nm 26.11]. Assim, estes Salmos especiais contam da Graça redentora.

No Salmos 42, o Salmista Davi nos revela o seu profundo anseio pela presença de Deus. “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”. Ao longo dos séculos milhares de homens e mulheres de Deus, repetiram o Salmos 42 em oração, tornando-o um dos mais conhecidos da Bíblia Sagrada.