Qual é o preço de uma retinografia?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

R$400

No entanto, geralmente, o exame custa por volta de R$400. Porém, tenha em mente: o valor pode variar bastante dependendo do local que realize o exame.

O exame de retinografia deve ser realizado por um oftalmologista.

Há dilatação da pupila e, por isso, o paciente não deve dirigir após o mesmo. Não é necessário jejum. A duração é de 1 hora, em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.

O exame é simples, indolor e dura cerca de 20 minutos. O paciente deve sentar em frente ao retinógrafo, um aparelho que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento.

Durante o exame oftalmológico, alguns sinais podem indicar que o paciente tem glaucoma, como:

  1. elevação da pressão ocular acima de 21 mmHg;
  2. aumento da escavação do nervo óptico;
  3. assimetria entre a escavação dos nervos ópticos dos dois olhos.

A principal diferença entre o mapeamento de retina e a retinografia se encontra no fato de que na retinografia há a emissão de uma foto do fundo dos olhos, enquanto no mapeamento de retina, o método utilizado não conta com foto e possibilita a perspectiva da periferia da retina também.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.

Atualmente, há duas modalidades de retinografia, tendo cada uma um objetivo específico. Retinografia Simples: Também chamada de retinografia colorida, é realizada com o paciente sentado em frente ao aparelho retinógrafo, que capta (com o auxílio de um técnico) as imagens do fundo dos olhos do paciente.

Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal.

A retinografia é um teste diagnóstico usado por oftalmologistas para obter uma imagem detalhada do fundo do olho e da retina.
...
Os efeitos colaterais da retinografia dilatada da pupila são:

  • Visão embaçada .
  • Dificuldade para se concentrar .
  • A sensibilidade à luz .

Glaucoma – Essa doença provoca um aumento da pressão intraocular e pode acabar afetando a capacidade de contração e dilatação das pupilas.

Como a visão do paciente estará embaçada e ele terá sensibilidade à luz, é importante que ele evite dirigir após fazer a dilatação.

A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

Tomografia. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de praxe para diagnóstico preciso de doenças da retina, como o Glaucoma. O procedimento captura imagens através de feixes de luz lançadas nos olhos do paciente. Esses feixes cortam digitalmente camadas e estruturas oculares, possibilitando melhor análise.

No caso do glaucoma avançado, a doença já está causando mudanças na forma como enxerga.
...
Porém, o glaucoma avançado pode apresentar:

  1. Perda gradual da visão lateral.
  2. Dor forte e súbita em um dos olhos.
  3. Visão embaçada.
  4. Olhos vermelhos e inchados.
  5. Náuseas e vômitos.
  6. Dores na testa.
  7. Lacrimação.
  8. Sensibilidade à luz.