Qual é o preço da gasolina em 2023?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Após um início de ano com alta no valor do combustível, o preço médio caiu cerca de 1,2% e ficou abaixo de R$ 5 pela primeira vez no ano de 2023. Conforme o levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio ficou em R$ 4,98.

Ao atualizar os dados pela inflação, o litro da gasolina que custava R$ 2,22 em fevereiro de 2003 vale –a preços atuais– R$ 6,41.

Quando analisada a gasolina, os valores foram de R$ 2,51/l para R$ 2,50/l (-0,40%). Por outro lado, o GNV (Gás Natural Veicular) encareceu 0,70%: passou de R$ 1,42 o metro cúbico para R$ 1,43 o metro cúbico, na mesma base comparativa.

No Brasil a principal produtora de gasolina é a Petrobras e a fiscalização é feita pela ANP.

Já o maior foi em 2017, quando o salário era de R$ 937 e a gasolina custava, em média, R$ 3,687 por litro em março – o que resultaria em 254 litros comprados.

Em setembro de 2015, um salário mínimo (R$ 788) comprava 240 litros de gasolina, a R$ 3,27. Em março de 2022, o salário mínimo compra apenas 160 litros (considerando o preço médio de R$ 7,50), uma diferença de 80 litros a menos (quase 2,5 tanques de gasolina a mais).

Gasolina a R$ 2,75, gás de cozinha a R$ 38,91, carne a R$ 16: relembre preços de produtos há dez anos.

Em 2014, ano eleitoral, o preço médio da revenda de um litro de gasolina estava em R$2,98.

Encher o tanque em maio de 2012 custava R$ 150. O preço da gasolina cresceu a galope com o passar dos anos, mas o salário não acompanhou tamanho aumento. Na primeira semana de maio de 2022, abastecer o mesmo Gol custava R$ 401.

Segundo o relatório de defesa da concorrência, elaborado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em março de 2009 a gasolina comum custava na bomba, em média, R$ 2,514. O litro do gasóleo era comercializado a R$ 2,125.

Com o Imposto Verde, a gasolina comum (preço médio de R$ 0,769 o litro) terá aumento de R$ 0,20 (26%), passando para R$ 0,969, e os óleos combustíveis (preço médio R$ 2,75) ficarão mais caros R$ 0,30 (10,9%), passando para R$ 3,05 em média.

Supondo que a moeda vigente em 1991 fosse o Real, o litro da gasolina custaria R$ 0,55.

Motivos para menos investimentos
Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Para virar gasolina, diesel ou seja lá o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. E a capacidade de refino do Brasil é menor do que a demanda por derivados do líquido pastoso – principalmente diesel e gasolina. Aí o jeito é importar o que falta.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

Foquemos nos principais minérios: bauxita, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, e, também abordaremos o petróleo. Iniciemos pelo petróleo, onde somos o 13° maior país do mundo em reservas, estimadas em 20,273 bilhões de barris (reservas 3P – provadas, prováveis e possíveis).

Já em 2005, a gasolina estava com um preço médio de R$ 2,302, sendo possível encher 43,4 litros com R$ 100.