Qual é o prazo de validade do RG?

Perguntado por: omartins9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
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A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

Acesse o site Meu INSS > Clique em "Entrar com gov.br" > Insira o número do seu CPF para criar ou acessar a sua conta > Acesse o campo "Meu Cadastro" > Clique em "Dados Cadastrais" > "Documentação" > E acesse os dados do RG em "Identidade".

Não existe prazo de validade estabelecido em lei para os documentos de identidade (RG). Conforme a própria Constituição (art. 5º, II), ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.

Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento e uma foto 3x4. A taxa para a segunda via é de R$ 31,88.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

Quem precisa tirar o novo RG? Todo cidadão brasileiro poderá emitir gratuitamente o novo documento. No momento da emissão, caso a pessoa que solicite a nova Carteira de Identidade ainda não possua CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição do cidadão no Cadastro de Pessoa Física.

A solicitação pode ser feita pelo site do IGP. Basta preencher os dados solicitados, fazer o pagamento e aguardar a emissão do documento. Alguns postos disponibilizam o agendamento online. Já outros, somente presencial ou por telefone.

Crianças de 3 a 4 anos: validade de 4 anos; Crianças de 4 a 18 anos: validade de 5 anos; Pessoas maiores de idade: validade de 10 anos.

Podemos dizer que são o RG, CPF, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e passaporte. Em geral, cada documento desses tem sua finalidade e, para que os processos a serem realizados ocorram sem problemas, é preciso mantê-los em dia e em bom estado de conservação.

Como comentamos acima, se o documento tiver mais de 10 anos, embora isso não esteja previsto em lei, ele pode não ser aceito em alguns lugares e serviços, como instituições bancárias, aeroportos, previdência e outros.

Embora a lei determine que essa identificação não tenha prazo de validade determinado no país, vários órgãos passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes. Tal fato tem levado muita gente, principalmente idosos, aos postos do Poupatempo para renovar o RG.

Plastificação invalida o documento. A plastificação também pode invalidar o RG. Antigamente, a plastificação era algo obrigatório para documentos como RG, por exemplo, mas hoje em dia os modelos são impressos em um papel especial que promove mais segurança para o documento.

A 1 via do RG no estado de São Paulo é gratuita. Para todas as outras emissões do documento, posteriores à 1 via, inclusive do Novo Modelo do RG, há necessidade de pagamento da taxa de emissão, no valor de R$ 51,39.

Documento foi regulamentado em decreto federal em 2022 e órgãos expedidores terão até 2023 para se adequar. O novo padrão de Carteira Nacional de Identificação (CIN), ou novo RG, será obrigatório para todos os brasileiros de até 60 anos — para os mais velhos, o antigo RG valerá por tempo indeterminado.

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim renovações.

Apresente a sua certidão de nascimento ou casamento; A identificação é conferida pelo Gov.BR, o que faz com que o documento seja único; Após isso, o órgão emissor do seu Estado informa o prazo para a retirada do documento em papel; Por fim, ao recebê-lo, é possível acessar sua versão digital pelo aplicativo Gov.BR.

A pessoa que solicitar a segunda via do RG por meio de um Cras receberá um documento para ir até o Instituo de Identificação, da Polícia Civil (PC-PR). É este documento do Cras que vai garantir a gratuidade na emissão da segunda via.

Seguem os prazos de emissão do RG, nos Postos Poupatempo: Emissão do RG: em até 15 dias úteis. Envio pelos Correios (opcional): em até 10 dias úteis, contados a partir da data da emissão do documento.