Qual é o povo que mais toma banho no mundo?

Perguntado por: ocosta2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também. Quem fica na lanterninha são os chineses: mais de 40% tomam banho uma vez por semana.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Os franceses, norte-americanos e espanhóis tomam um banho por dia. No Reino Unido e na Turquia, praticamente só metade da população faz isso diariamente.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

Entre uma amostra de odores, o de baunilha foi classificado como o mais agradável, já o "chulé" ficou em último lugar. Os resultados foram publicados na revista científica revisada por pares "Current Biology" nesta segunda-feira.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Os países que apresentam menor número de banhos semanais são Inglaterra, China, Rússia, Turquia e Japão. Na Inglaterra, por exemplo, cerca de 80% das mulheres não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem.

Suíça

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

LZR Racer

O LZR Racer foi desenhado em cooperação com especialistas da NASA e, poder-se-á dizer, é o fato de banho "mais rápido do mundo".

Ainda de acordo com a pesquisa, a saúde bucal também é prioridade no Brasil. As mulheres (73%) se preocupam mais que os homens (62%) nesse tópico. Outros países, no entanto, cuidam melhor da higiene da boca. São eles: Índia (100%), Alemanha (71%), Rússia e Suécia (ambos com 68%).

A Índia

A Índia mantém uma média de sete banhos por semana; porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. A população também prefere banheiras no lugar de chuveiros e costuma cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.

A resposta deve estar nos hábitos existentes nos séculos passados e que impediram que o banho se tornasse, como para nós brasileiros, um hábito, uma necessidade mesmo, essencial. Mas, aos poucos, as coisas vão melhorando e o banho hoje é algo muito mais comum do que há 50 ou 20 anos atrás. Talvez pela globalização.

Manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele é fundamental; Se assim for, não há nada contra o banho diário; Em casos específicos pode não ser recomendável.

Caso queira descobrir o valor por minuto, basta dividir por 60. Assim, chegamos ao valor de 0,082, o que indica que chuveiros com a potência de 5.400 Watts gastam mais de R$ 0,08 por minuto.

Tomar banho todos os dias e escovar os dentes após as refeições. Apesar de por aqui ser extremamente normal e higiênico tomar banho todo dia (algumas pessoas tomam até mais de uma vez por dia), este hábito é considerado exagero para os americanos.