Qual é o povo mais magro do mundo?

Perguntado por: nmorais5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com apenas 3,7% de obesidade entre a população adulta, o Japão é, de longe, a nação desenvolvida com taxas mais baixas.

50% das pessoas obesas no mundo estão concentradas em 10 países, justamente os com grandes massas populacionais, como Índia, China e Brasil. Os Estados Unidos lideram a lista, apesar de terem uma população três vezes menor que a China.

Estimada em cerca de 410 milhões, porém, a população subnutrida do planeta, concentrada nos países pobres do Sul da Ásia e do centro e Leste da África, ainda é fonte de grande preocupação.

De acordo com os resultados, homens obesos na faixa dos 20 aos 39 anos vivem cerca de 8.4 anos a menos do que homens com o peso adequado. No caso das mulheres, a redução é de 6 anos. Homens que desenvolvem obesidade na faixa dos 40-50 anos perdem 3.7 anos de vida, enquanto que as mulheres perdem 5.3.

Os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, quem está dentro da faixa de Índice de Massa Corporal (IMC) saudável apresenta menor risco de morte. As pessoas que estão nas extremidades superiores ou inferiores da escala do IMC, por sua vez, tinham chances maiores de viverem menos.

Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.

São Paulo apresenta 47,9% de pessoas com excesso de peso. A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%. Já a capital com mais obesos é Macapá (21,4%), seguida por Porto Alegre (19,6%), Natal (18,5%) e Fortaleza (18,4%).

"Nós temos um aumento maior na obesidade em decorrência do consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar." Outro ponto destacado pelo ministério é que a população está mais bem informada sobre a própria saúde, principalmente em relação a diabete.

O mexicano Juan Pedro Franco, de 33 anos, entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o homem mais pesado do mundo - chegou a ter 595 quilos.

Ocupando o quarto lugar, no Brasil os números de pessoas obesas seguem em ascendência. A Pesquisa Vigitel, realizada em 2019, mostrou que 55.7% dos brasileiros sofrem com a doença. Em 2006, este número era 42.6%. A maioria das pessoas com excesso de peso são os jovens, de 18 a 24 anos, especialmente os homens.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%).

Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Elas pensam estar com fome ou não sentem a satisfação de ter comido, mesmo quando já estão com o estômago cheio. Outra diferença é que o magro não tem tantos desejos de comer, porque normalmente sabe lidar de maneira mais saudável com as emoções consideradas desagradáveis de sentir.

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Dois estudos publicados hoje questionam o conceito já cristalizado de que gordura extra é sempre sinal de maior risco para a saúde.