Qual é o povo mais depressivo do mundo?

Perguntado por: dtaveira9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Além dos Estados Unidos, os países que têm prevalência de depressão maior do que o Brasil são Austrália (5,9%), Estônia (5,9%) e Ucrânia (6,3%).

Entre as nações com os menores índices do transtorno estão as Ilhas Salomão (2,9%) e a Guatemala (3,7%). A prevalência na população mundial, segundo a OMS, é 4,4%.

Em 2021, Porto Alegre registrou a maior taxa de suicídio entre todas as capitais brasileiras, segundo análise de GZH sobre dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), plataforma do Ministério da Saúde. Foram 9,65 suicídios a cada 100 mil habitantes.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas.

Essa conclusão vai de encontro com pesquisas americanas que apontam que pessoas vivendo na pobreza têm o dobro de chances de estarem deprimidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

"Uma das principais explicações para esse aumento é o estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia, além das restrições à capacidade das pessoas de trabalhar, busca de apoio de familiares e vida social ativa.

A depressão está ligada a basicamente quase todos os recursos que usamos para a prática dos estudos, por isso, é preciso cuidado com a nossa saúde mental e física, ainda que os estudos e as expectativas sempre queiram nos “puxar” para o agora, é preciso cautela e muita reflexão sobre o depois.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), divulgado com exclusividade para o Jornal Folha, o estado de Alagoas é considerado o segundo mais infeliz do país, ficando atrás da Bahia.

Das 20 cidadesmais felizes” do país, 11 estão no Estado de São Paulo – Águas de São Pedro, Americana, Araraquara, Botucatu, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, Santos, Valinhos e Vinhedo -; quatro em Santa Catarina – Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque e Joaçaba -; e uma nos estados do Rio ...

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Conhecida por ser uma doença silenciosa, a depressão aparece de maneiras diferentes na vida das pessoas. Os indícios podem ser desde a perda do apetite, fome e sono, ansiedade, agitação, até pensamentos suicidas.

Luxemburgo

Sobre o número 1…
Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico.