Qual é o povo escolhido por Deus?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A história dos hebreus, também conhecidos como o povo de Israel, tem início com Abraão, um homem que viveu há cerca de 4000 anos atrás, na cidade de Ur dos Caldeus (Mesopotâmia).

A Bíblia afirma que nós, crentes, fomos escolhidos da mesma forma que Israel. Deus escolheu o povo de Israel, justamente porque ele era o menor, e, consequentemente, o mais fraco dos povos.

Gênesis 12.2-3
Desde o princípio, o plano do Senhor sempre foi fazer de Israel uma grande nação, a partir da descendência de Abraão.

Nos evangelhos, o tema povo de Deus é uma das centralidades da pregação de Jesus, que possui como bojo a Boa-Nova que é marcada pela pessoa de Jesus através de suas obras e palavras.

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” “Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

14 "Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos".

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.

Os hebreus eram um povo seminômade que se estabeleceu e se fixou na região da Palestina (chamada de Canaã, na Antiguidade). A reconstrução da história desse povo é um grande desafio para os historiadores, sobretudo pela falta de fontes históricas e de evidências que comprovem determinados acontecimentos.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Josué foi um “bom pastor” ao se dedicar ao cuidado do povo que Deus lhe confiou. Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).

Deus, na sua graça, assegurou para que tivéssemos alguém no céu que entende como encarar sofrimento e mortalidade. Este conhecimento não é somente sabedoria onisciente. Jesus também garante que o conhecimento do céu inclui experiência humana.

Abraão, o Pai do Povo de Deus.

Os hebreus eram povos seminômades que se organizaram, inicialmente, em tribos comandadas pelos patriarcas. De maneira geral, dedicavam-se à agricultura, pecuária , artesanato e ao comércio. Durante o período de seminomadismo, boa parte das tribos hebraicas viviam em regiões próximas à cidade de Ur, na Mesopotâmia.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.