Qual é o porquê de justificativa?

Perguntado por: mgois . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Podemos dizer, de maneira sucinta, que essa é a forma usada em respostas. Ela indica causa, justificativa ou consequência.

Quando usar porque: para respostas
Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”. Exemplos: Não fui à escola ontem porque fiquei doente.

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

PORQUÊ: É USADO NO MEIO DA FRASE E PODE SER SUBSTITUÍDO POR (MOTIVO OU RAZÃO). Por que: Pergunta, Porque: Resposta, Por quê: Fim da frase e Porquê: Substantivo.

Possui valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. Em suma: Usamos Por que e por quê em perguntas, o primeiro, no início e no meio e, o segundo, com acento, no final e sozinho. Porque, usamos nas respostas, por ser explicativo, e Porquê é substantivo.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas.

Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento. Por exemplo: Porque acho muito difícil…

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso. Sim!!

As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!

Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”. Podemos até mesmo repetir um sinal diante de uma besteira muito grande, por exemplo: “Hein?!!”.

As duas formas são corretas.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Se a frase for uma pergunta e o pronome 'que' for utilizado no final, deve ser acentuado – 'o quê'. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – 'o que'.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

Por que: use em frases interrogativas nas quais ele possa ser substituído por “pelo qual” e suas variações. Por quê: use sempre no final de uma frase interrogativa. Porque: use em respostas. Porquê: use como substantivo, quando tiver o sentido de motivo ou razão.

A técnica dos 5 porquês pode ser utilizada em reuniões de brainstorming, quando surge um problema mais complexo, já que o ponto de vista de diferentes pessoas ajuda a chegar em diferentes respostas para o mesmo ocorrido.