Qual é o ponto mais profundo da Terra?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 20 votos

Fossa das Marianas

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Naquele ano, Jacques Piccard, um oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, um tenente da Marinha americana, desceram com o submersível Triest I em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, 360 km ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.

não. esse é um desafio tão grande que em quase 60 anos de tentativas de perfurar a terra nós nunca conseguimos. passar nem da primeira camada mais fina a crosta que representa 1% do planeta.

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

O Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo.

Localizado em uma nova fronteira exploratória, a perfuração do poço Monai caracterizou-se por um cenário com expressivos desafios técnicos e alto nível de complexidade operacional. O poço foi perfurado em um local com lâmina d'água (distância entre a superfície da água e o fundo do mar) de 2.366 metros.

No domingo (08/6), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.810 pés (ou quase 11 mil metros) no Challenger Deep, ponto mais profundo do Oceano na Fossa das Marianas, no Pacífico.

A Depressão Challenger segue como o local mais profundo dos oceanos, com 10.924 metros de profundidade. No Oceano Pacífico, o segundo lugar mais fundo é a Depressão Horizonte, na Fossa de Tonga, a 10.816 metros de profundidade.

5.500 graus

A saber, o núcleo da Terra é dividido em duas camadas: o núcleo externo, composto de níquel e ferro com a presença de silicatos, e o núcleo interno, rochoso, composto principalmente de ferro metálico. Estimativas sugerem que a temperatura no núcleo pode chegar a 5.500 graus Celsius.

Embora a linha de Kármán, a fronteira entre a atmosfera e o espaço sideral, tenha causado inúmeras controvérsias durante anos sobre sua localização, a maioria dos cientistas a aponta no limite inferior da termosfera, a uma altitude de 100 km.

A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

O que está no fundo do oceano
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.