Qual é o ponto de fusão do aço?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

1500°C

A título indicativo, a fusão dos aços dá-se a altas temperaturas de ~ 1400 a 1500°C, dependendo das respetivas propriedades e características, e a do ferro fundido é ligeiramente menor: ~1250°C.

Entre as propriedades físicas e químicas deste elemento, duas merecem destaque. A primeira é o ponto de fusão de 419,4°C, que é considerado baixo se comparado a outros metais como o alumínio e o ferro.

tungstênio

Da mesma forma que o carbono, o tungstênio, representado pela letra W na tabela periódica, é o elemento metálico com o maior ponto de fusão, no valor de 3.410°C.

tungstênio

Recordes de ponto de fusão
O elemento químico de ponto de fusão mais alto é o tungstênio, que se liquefaz a 3.414º C. Mas o atual detentor do recorde é uma cerâmica refratária feita com os elementos tântalo, háfnio e carbono (Ta4HfC5), que se funde a 3.942º C.

O aço SAE 1045 apresenta a máxima dureza (57 HRC) na sua extremidade (J1), bem próximo aos valores observados para o aço e SAE 4140, mas há um decréscimo da dureza com o aumento da distância Jominy.

1.064 °C

O latão possui um ponto de fusão relativamente baixo e pode ser fundido facilmente em pequenos fornos especializados. Este ponto de fusão não é fixo, pois depende da quantidade e da proporção dos metais que forem utilizados na sua composição. No geral, o ponto de fusão do latão situa-se entre 900 °C e 940 °C.

Para entender melhor, a fusão do ferro nada mais é que o evento onde ele se transforma do estado sólido para o estado líquido. Posteriormente a esta etapa, é feito o vazamento em moldes com o formato adequado da peça final.

Em algumas aplicações onde não importam a resistência à oxidação e à corrosão, pode-se usar aço-carbono de baixo teor de carbono (0,10-0,20) até temperaturas da ordem de 480-500°C.

Tungstênio

O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius.

660,3 °C

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Como o Meggi já disse, o chumbo é um dos metais que derrete a menor temperatura, pouco mais de 300° C.

O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível.

3 Ouro não é magnético – De posse de um ímã, as peças podem ser facilmente testadas, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelo ímã. Já o ferro, aço, níquel e cobalto possuem a propriedade magnética e quando ficam próximos de um ímã há uma atração muito forte.

Por muito tempo, a humanidade acreditou que os diamantes eram os minerais mais duros do mundo. Entretanto, uma nova descoberta questiona essa crença. Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes.

Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.

A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga.

O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera. Sendo aplicado em diversos produtos além da cementação, o aço é identificado em parafusos, eixos e na indústria automobilística.