Qual é o ponto de força de Iansã?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

É a mais guerreira de todos os Orixás Femininos. Yansã atua na Linha da Justiça ao lado de Xangô, e também na Linha da Lei ao lado de Ogum. Com Pai Xangô, Ela forma uma Linha polarizada ou mista Justiça/Lei, na qual Ele atua pelo elemento Fogo e Ela atua pelo elemento Ar.

Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

"Conhecida também como Oiá, Yansã é a Senhora dos Ventos e Tempestades. Sua energia está fortemente relacionada com as intempéries, com os ventos e ainda com os raios. Num plano mais específico, Yansã rege o aparelho respiratório e o sistema glandular humanos.

Saudação: "Epahei Oyá!". Cores: vermelho, branco, marrom e amarelo.

Temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa. Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Com a identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô) e Pedreira das Almas (Iansã/Obaluayê), Pedreira de Ferro (Iansã/Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã/Oxum).

Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Mais tipos de Iansã – Oyá: Akaran, Tiodô, Leié, Oniacará, Arira,Bagbure, Bamila, Gunán, Kedimolu, Kodun, Luo eró ossaim, Onisoni, Sinsirá, Sire, Yapopo, Petu, Biniká, Filiaba, Bagan, Seno.

Chakra Laríngeo
Se relaciona com o etérico e seu elemento é o ar. Os orixás que se ligam a ele e podem ajudar em seu processo de cura são Ibeiji, Iansã e Ogum.

Yansã atua na Linha da Justiça ao lado de Xangô, e também na Linha da Lei ao lado de Ogum. Com Pai Xangô, Ela forma uma Linha polarizada ou mista Justiça/Lei, na qual Ele atua pelo elemento Fogo e Ela atua pelo elemento Ar. Já com Pai Ogum, Yansã forma um par puro na Linha da Lei, ambos atuando pelo elemento Ar.