Qual é o poderio militar de Cuba?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ao longo da história, as forças armadas de Cuba desempenharam papeis fundamentais, não só externamente, mas também na política interna. Generais e oficiais chegam a controlar cerca de 60% da economia através de vários negócios e empresas em setores chave.

Zona industrial tem um total de oito tanques, cada um com capacidade para 50 mil metros cúbicos de combustível.

Entre 1822 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército. Desde 1999, na estrutura do Governo Federal, o Exército está subordinado ao Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Atualmente, as Forças Armadas do Brasil possuem a maior frota de aeronaves militares da América Latina, com aproximadamente 715 aeronaves em operação, incluindo aviões de caça, ataque ao solo, transporte, reabastecimento aéreo, treinamento, utilitários, de vigilância e helicópteros.

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

15. Brasil - 360.000 soldados ativos.

Os principais aqui no Brasil são os modelos Leopard 1, de fabricação alemã, e M60 A3, feito nos EUA. Entretanto, não foi especificado a quantidade de cada um. O propulsor de 10 cilindros do Leopard tem 37 litros e gera aproximadamente 850 cv. Já o M60 Patton conta com motor V12 de 29 litros e 750 cv.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

O Lockheed Martin F-22 Raptor foi o primeiro (e até hoje único) caça de superioridade aérea de 5ª geração em operação comprovada. O seu desenho e materiais lhe conferem uma assinatura-radar baixíssima, sendo quase indetectável pelos radares, a chamada tecnologia Stealth.

O caça F-35 é considerado o mais moderno da atualidade, tendo sido introduzido em operação a partir de 2015 e com mais de 840 unidades vendidas mundo afora. Produzido pela Lockheed Martin, entretanto, ele se viu em situações delicadas nos últimos anos envolvendo um pequenino inimigo: uma ave.

Colômbia - 454 unidades unidades. Canadá - 380 unidades. Chile - 290 unidades. Venezuela - 256 unidades.

Com cerca de 200 caças J-20 supostamente em serviço, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) “agora tem em serviço regular uma frota de caças furtivos avançados tão bons quanto os americanos, que continuam sendo a referência”, disse Peter Layton, do Griffith Asia Institute na Austrália.

Em 2021, os russos possuíam cerca de 122 aeronaves Su-34 em vários regimentos.

Os “Kinzhal” atingem alvos a até 2 mil quilômetros de distância, enquanto outros armamentos semelhantes alcançam cerca de mil quilômetros. Caso estacionados no exclave russo de Kaliningrado, no Mar Báltico, por exemplo, eles teriam em seu raio de alcance diversas capitais europeias.

China, Estados Unidos, Rússia e Coreia do Norte vivem uma corrida para desenvolver mísseis hipersônicos capazes de voarem ao espaço e circularem pela Terra, desviando de escudos antimísseis antes de atingirem seus alvos, com velocidades que superam a velocidade do som.