Qual é o poder do sacrifício?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados.

Primícias, dízimos, oferta de carne, oferta de bebida, incenso, entre outros, também são considerados sacrifícios na Bíblia (M. G. Easton, Illustrated Bible Dictionary and Treasury of Biblical History, Biography, Geography, Doctrine, and Literature).

O sacrifício produz no inconsciente um processo de transformação; cujos conteúdos afloram, indiretamente, no consciente por meio das idéias e sentimentos, provocando a ampliação da consciência e a libertação do indivíduo (3).

O princípio bíblico de que obedecer é melhor do que sacrificar, nos ensina que há um jeito certo de servir a Deus. Algumas pessoas pensam que podem obter o favor e a aprovação de Deus à sua própria maneira, através das decisões e obras de suas próprias vontades.

Amuleque explicou o cumprimento da lei da seguinte maneira: “Assim sendo, é necessário que haja um grande e último sacrifício; e aí haverá (…) um fim para o derramamento de sangue; então será cumprida a lei de Moisés.

Abel ofereceu como sacrifício as (primícias) do rebanho. (Moisés 5:20) A oferta de Caim era o (fruto) da terra.

Que darei ao Senhor? “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmos 116:12). Quanto Deus já nos tem dado! A vida, a saúde, o sustento, e, em Cristo Jesus, ele nos deu a salvação.

Os sacrifícios de louvor, ou ações de graça, são uma resposta à salvação. “Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo” (Sl 50.14 – NVI); ”Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos” (Sl 50.23 – NVI).

O sacrifício pessoal é a capacidade de abrir mão de fazer algo que se gosta para fazer algo que é importante e necessário.

Como o sacrifício perfeito, ele oferece a si mesmo, em toda sua pessoa, espírito e corpo (Sua morte na Cruz). Através do tabernáculo perfeito, Ele entra no santuário, o Paraíso, que é a morada de Deus. Seu sacrifício realiza seu propósito final: o perdão dos pecados, e proximidade de Deus10.

Quanto mais puro o sacrifício, mais rápido o progresso.

Do latim sacrificium, composto de sacer e ficium. Palavra afeta ao contexto das antigas celebrações ritualísticas da cultura indo-européia, significando exatamente o "ato de fazer/manifestar o sagrado"- ou seja, o "ato de passar da esfera do profano para a esfera do sagrado".

Servir a Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” Você sabe quais são os principais mandamentos que Cristo deixou?

Este versículo em outras versões da Bíblia
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

1 aGuarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

Sacrificar é abandonar algo valioso ou precioso, geralmente com a intenção de alcançar um propósito ou uma meta maior. O sacrifício sempre fez parte do evangelho de Jesus Cristo. É um lembrete do grande sacrifício expiatório de Jesus Cristo por todos aqueles que viveram ou que ainda viverão na Terra.