Qual é o poder do jejum?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois era uma forma de renovar as forças para enfrentar as dificuldades que tinham pela frente. É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

Ajuda o seu corpo a eliminar resíduos e toxinas que se acumulam nas refeições, purificando os órgãos internos para um metabolismo mais rápido. O jejum é particularmente benéfico para quem tem sistemas digestivos mais lentos: proporciona uma pausa ao estômago e intestinos, ajudando a torná-los mais regulares.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

Em relação ao corpo, existem efeitos do jejum que precisam ser destacados. Entre eles temos: desmaios, câimbras, queda de pressão e crises de hipoglicemia. Ou seja, tome muito cuidado caso invista nesse estilo de alimentação!

Jejum de 3 dias para imunidade
De acordo com o estudo: “Quando você passa fome, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que pode fazer para economizar energia é reciclar muitas células imunológicas que não são necessárias, especialmente aquelas que podem ser danificadas” (1).

Como vimos, o café e o jejum têm várias interações interessantes — sendo que o café pode inclusive intensificar alguns dos benefícios que buscamos ao jejuar. Isto é uma boa notícia para quem está acostumado a tomar café todos os dias — pois você pode degustá-lo sem medo durante a sua janela de jejum.

A oração que agrada a Deus, a oração que chega ao coração de Deus, é aquela que vem da profunda humilhação, de um coração profundamente humilde, que reconhece: “Sim, eu sou um pobre pecador, eu tenho pecado, Senhor, por isso, tem piedade de mim! Tem compaixão de mim, pois eu não sou nem digno de me aproximar de Ti”.

Apesar de a mortificação da carne ser o propósito central do jejum, vemos na bíblia diferentes motivos para ele como: consagração (Nm 6.3,4); arrependimento de pecados (1 Samuel 7.6, Ne 9.11); luto (2 Samuel 1.12 e 3.35); aflições (2 Samuel 12.16-23); busca por Proteção (Esdras 8.21-23); em situações de enfermidade ( ...

Como ajuda a aliviar a inflamação, o jejum também pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas. Em particular, estudos em animais sugerem que o jejum pode proteger contra e melhorar os resultados para condições como doença de Alzheimer e Parkinson.

12 horas

Então é recomendado fazer o jejum de 12 horas. Uma sugestão é realizar a última refeição às sete da noite e voltar a se alimentar apenas as sete da manhã do outro dia. Aliás, este é um hábito muito benéfico que pode ser incluído diariamente na sua rotina.

O período de jejum pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.

Sim. A água não quebra o jejum.

A lei da Igreja, no Cânon 1252, especifica ainda que “ à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade”, isto é, a partir dos 18 anos completos, até terem começado os sessenta anos”, isto é, até terem completado os 59 anos.

É uma situação de abstinência parcial ou total de alimentos, em determinado período de tempo. Estar em jejum é estar sem ingerir nenhum alimento por longas horas.