Qual é o poder do imperador?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

98: “O Poder Moderador é a chave de toda a organização política e é delegado privativamente ao imperador, como chefe supremo da nação e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes políticos.”

Resposta verificada por especialistas
Essa forma de poder é chamada de poder moderador. Ele está acima dos outros poderes e é exclusivo e privativo do imperador, que podia nomear e demitir livremente os ministros de Estado.

O rei é o chefe de Estado. De maneira geral, ele é um soberano do reino com poderes monárquicos. O único título acima do patamar de um rei é o de imperador.

O rei herda o controle político de um determinado Estado e, durante o seu domínio, continua a preservar os mesmos limites territoriais. No outro caso, o título de imperador indica uma condição de superioridade alcançada por um rei que promoveu a expansão dos territórios por meio de anexações ou conflitos militares.

O quarto poder trata-se de uma expressão utilizada para declarar que o jornalismo e os meios de comunicação de massa podem exercer determinada influência sobre a sociedade.

No exercício do Poder Moderador, o imperador tinha a prerrogativa de nomear os senadores, convocar extraordinariamente a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa, sancionar decretos e resoluções da Assembleia Geral, aprovar e suspender interinamente as resoluções dos conselhos provinciais, prorrogar ou adiar a ...

Montesquieu propôs então a divisão do poder que se concentrava no rei.
...
Para tanto, o poder precisava ser dividido em três instâncias:

  • Poder Executivo – gerência do Estado e prática das leis aprovadas;
  • Poder Legislativo – elaboração as leis;
  • Poder Judiciário – apreciação e julgamento segundo um ordenamento jurídico.

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Poder Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo. O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

Duque/Duquesa
Desse modo, o duque era aquele que tinha a função administrar a maior parte das terras do reinado. Esse é também o título mais alto que alguém que não tem sangue real pode ter.

Em geral, o título de imperador é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. O rei, por sua vez, é o termo utilizado para aquele que governa regiões mais bem delimitadas, e seu poder é passado aos herdeiros. No entanto, nem sempre esses critérios são válidos.

Um monarca também recebe o título de rei ou rainha, príncipe ou princesa, grã-duque ou grã-duquesa, imperador ou imperatriz, entre outras denominações. Na república, o chefe de Estado é chamado de presidente da república. No caso da república presidencialista, o presidente ocupará a chefia do Estado e a do Governo.

Um imperador (do latim: imperator) é um monarca e geralmente o governante soberano de um império ou outro tipo de reino imperial.

Príncipe (do latim principis, princeps, que significa "o primeiro") atualmente pode designar os herdeiros de um rei ou imperador, o monarca de um principado ou membros de uma família real.