Qual é o poder do ego?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ego tem o poder de absorver matéria viva e fazer com que ela se torne uma extensão de si mesmo, ele pode absorver algum ser vivo e depois pode recria-lo, sendo que esse individuo agora tem a mente de Ego. Ele tem o poder de controlar atmosfera, podendo criar tornados, tempestades, Furacões.

O ego alimentar inclui excesso de consumo e o consumo de alimentos de fontes, que de alguma forma, desrespeitam os ciclos naturais e bonitos da vida. O eco alimentar vem nos trazer um outro lado! Eco tem relação com alimentar e o significado de alimentar envolve cooperação, colaboração, sustentar, criar, cuidar.

O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego. Isto porque o alerta sobre o que é ou não moralmente aceito, segundo os princípios que foram absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida. De acordo com Freud, o Superego começa a se desenvolver a partir do quinto ano de vida.

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Pode parecer que os homens não tem muita sensibilidade, mas a verdade é que eles têm um ego super frágil. Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade.

As pessoas orgulhosas ou egoístas têm um ego exacerbado, ou seja, pensam demais em si mesmas e na própria imagem, desconsiderando o sentimento alheio. Consideram-se merecedoras de tudo e levam toda questão para o lado pessoal. Além disso, tendem a ser intolerantes com quem é ou pensa diferente.

Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa. Esse tipo de comportamento pode ser preocupante, porque nem sempre corresponde à realidade.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

O ego, como o mediador entre as forças que operam no id, no superego e as exigências da realidade externa, estaria relacionado principalmente ao córtex pré-frontal, considerado atualmente a sede da personalidade, importante para a tomada de decisões e ajuste social do comportamento.

Exemplos do Ego: lidar com a realidade
O ego reconhece que as outras pessoas têm necessidades e desejos também, e que ser egoísta nem sempre é bom para nós no longo prazo. Bruna estava com sede.

Quando deixamos o ego falar mais alto podemos ter muitos problemas, pois quando o ego está inflado a pessoa pode se sentir superior diante de tudo e de todos. Mesmo que não esteja tão bem, mas sempre tem a vontade de mostrar que está.

Quanto mais forte o ego, mais frágil será essa pessoa, pois ficará suscetível de ser atingida pelas atitudes alheias. Diminua o tamanho do alvo e dificultará o trabalho das flechas."

A chamada morte do ego, ou perda do ego, é um fenômeno que muitos psiconautas estão procurando e ao mesmo tempo que temem. O que isso significa? A morte do ego significaria que o sentimento que você tem sobre si mesmo, a ideia de ser um 'indivíduo', desaparece completamente.

Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais. O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais.

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

A instância responsável pela organização dos processos psíquicos na pessoa é o ego, que se liga à consciência, dominando a descarga de excitações no mundo externo. É preciso deixar claro que ego não é sinônimo de consciente, já que sua gênese está no inconsciente.

Além de elogiar as características físicas, destaque outras qualidades que acha atraente nele. Deixe claro quando ele estiver fazendo algo que você acha excitante. Diga que ele está bonito demais para resistir. Não fique com medo de demonstrar que o deseja.

Um dos sentimentos que mais machucam o coração do homem é o desprezo. Uma agressão física ou moral é uma situação horrível, mas o desprezo é pior. É frio, silencioso, machuca e vai até o espírito das pessoas. Como esse sentimento tem destruído vidas!

A masculinidade é frágil porque as justificativas dessa lista de “permitidos” e de “proibidos” em si é frágil — em outras palavras, porque a própria justificativa do gênero (enquanto sistema hierárquico) é frágil. E o maior pilar da masculinidade é: o homem tem de ser ser superior às mulheres.

A morte do ego é definida como uma perda completa da noção subjetiva de identidade, isto é, do "ego". Na psicologia analítica, é também chamada morte psíquica.

O ego atua prezando pela saúde, segurança e a sanidade da psique. Mas além das teorias psicanalíticas, o ego é também identificado como a imagem que formamos de nós mesmos, determinando a personalidade. Especificamente, sob o ponto de vista da espiritualidade, o ego é um tipo de autoconsciência insana e egoísta.