Qual é o poder do clero?

Perguntado por: ugarcia2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

( ) O clero era responsável por rezar e exercia uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais; eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras). ( ) O comércio era forte, sendo a base da economia feudal.

Clero: Igreja, o mais poderoso dos estamentos. Tinha várias terras e controlava também as questões morais e sociais dos outros dois grupos. Nobreza: reis e senhores feudais, que detinham as terras e a administração das leis, dos benefícios, do comércio e da guerra. O rei não tinha tanto poder, e sim mais prestígio.

O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.

Em fevereiro de 1790, o clero regular já havia sido extinto. Além disso, a Constituição Civil do Clero determinou a secularização dos bens da Igreja e a supressão dos votos religiosos.

Logo abaixo, o clero secular era responsável por disseminar as medidas tomadas pelo corpo diretivo da Igreja e estabelecer o contato direto com os cristãos.

clerk {substantivo}
balconista {m./f.} escrivão {f.}

A maioria dos clérigos era pobre, pois vivia de pequenas capelas e colocações. Esse baixo clero, que vivia no interior em situação de quase abandono pela Sé, buscava alternativas para aumentar seus rendimentos, alguns como professores, ou outras atividades até mesmo não lícitas.

O clero gozava não só de imunidades e privilégios – isenção fiscal e militar -, como beneficiava do direito à cobrança do dízimo, desempenhando também altos cargos na hierarquia do Estado… A Nobreza, uma das peças fundamentais do regime monárquico, integra o 2.º estado.

A Igreja Católica era a instituição mais poderosa da história medieval, dona de inúmeras extensões de terra. Para ela, cada integrante da sociedade tinha uma função específica a cumprir durante estadia na terra. A missão do nobre era proteger militarmente o corpo social, a do clero rezar e a do servo trabalhar.

Sociedade no Antigo Regime
Primeiro Estado – Controlado pelo clero. A França era um país católico. Eles não só tinham o controle religioso, mas eram os que estavam a frente das instituições de ensino e também eram responsáveis por hospitais, maternidades, orfanatos. A vida e a morte passava pela Igreja Católica.

Na Idade Média, houve um período em que o clero foi dividido em dois: o clero regular e o clero secular. Os membros da Igreja tiveram grande poder e influência no mundo medieval.

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

Ou seja, o clero ou oradores eram os que rezavam; A nobreza ou bellatores eram os que lutavam; E o Terceiro Estado ou laboradores eram os que trabalhavam.

2 sinônimos de clero para 2 sentidos da palavra clero: 1 igreja. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 sacerdócio.

Significado de Laica
adjetivo Que não pertence ao clero; que não faz parte de uma instituição, ou ordem, religiosa; laico: empresa laica; escola laica. Que não recebe influência religiosa; que se opõe ao que é eclesiástico.

Os clérigos eram os monges e os sacerdotes. Dedicavam-se a rezar para obter a salvação espiritual das pessoas, exercendo grande influência na cultura e na vida de todos.

Houve perseguições em nome da nova religião aos suspeitos de crimes de adultério, bruxaria e até mesmo discordância entre os dogmas dentro do protestantismo, como a respeito do batismo. Católicos também eram perseguidos, assim como judeus. Na Inglaterra, houve a caça às bruxas, que matou centenas de mulheres.

O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.

Além de ser o representante máximo da doutrina católica, o papa também é considerado o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado independente e soberana que está localizada no interior de Roma, capital da Itália.

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal.