Qual é o poder de Hórus?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como o deus do céu Hórus pode voar, e mantém domínio sobre todas as criaturas voadoras. Ele também detém domínio sobre a esfera dos reis, podendo influenciar a política no mundo mortal. Hórus tem força e agilidade sobrehumanas.

Hórus é a segunda pessoa da divina família egípcia, composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho e Ísis, a mãe. Alguns autores sugerem que a história de Jesus pode ter sido baseada em várias outras histórias de deuses mais antigos, principalmente, Hórus.

A ligação de Hórus com a guerra tem relação com o mito que narra as batalhas que esse deus travou com Set, o seu grande inimigo.

Anúbis, também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós.

A popularidade de Osíris e o fato de ele ser amado causava inveja em Set, e a situação se agravou quando Néftis, esposa de Set, deitou-se com Osíris.

Conheça 5 animais sagrados do Egito

  • Gato. Certamente o gato é um dos animais sagrados mais conhecidos e mais adorados, afinal, ele aparece em muitas artes egípcias, e não é para menos! ...
  • Cachorro. ...
  • Falcão. ...
  • Porco. ...
  • Crocodilo.

A tatuagem olho de Horus tem vários significados, entre eles a proteção contra energias ruins. Confira inspirações para essa tattoo linda.

Como visto no mito de Ísis e Osíris, Seth, irmão de Osíris, o assassinou para ficar com o seu trono. Hórus, não conformado com tamanha injustiça, resolveu travar uma batalha contra Seth para ter de volta o trono que era de seu pai, Osíris.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Ele teve 12 discípulos, dois dos quais foram suas “testemunhas” e eram chamados “Anup” e “AAn” (os dois “Joãos”). Ele realizou milagres, expulsou demônios e ressucitou El-Azarus ( “El-Osíris”) dos mortos. Hórus andou sobre as águas.

Falcão

Falcão. O deus Hórus, que perdeu e recuperou a visão por causa de Set, era representado por um falcão, considerado o criador da civilização e relacionado ao céu, à guerra e à caça, além de ser filho de Ísis e Osíris.

Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.

Origem do olho de Hórus
Além dos egípcios, outras civilizações da Antiguidade utilizaram símbolos que aumentavam o tamanho dos olhos, como é o caso de algumas estátuas dos sumérios. Porém, sua origem, como sabemos hoje, realmente está na mitologia do Antigo Egito.

Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico.

O MIBR derrotou a ENCE na Anubis e conseguiu forçar o mapa decisivo no jogo classificatório da ESL Pro League S18. O triunfo brasileiro quebra uma sequência de nove vitórias dos europeus no mapa.