Qual é o poder de Amon?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Amon é chamado de “O invisível” e, por isso, entendia-se que poderia estar em toda parte. Os egípcios o associavam também ao vento e ao ar – por isso, ele era entendido com um deus informe (sem forma).

Amon foi um dos oito antigos deuses egípcios que formaram o Ogdoad de Hermópolis, ou seja, no mito da Criação dessa região ele era o deus do ar e seu consorte era Ament (Amaunet). É descrito como o criador primitivo nos Textos da Pirâmide, que o descrevem como uma divindade primitiva e um símbolo da força criativa.

Anúbis é um dos deuses egípcios. Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos.

O deus Amom
Neste caso o nome tinha origem no egípcio amun, que significa “o oculto”. Seu nome estava diretamente associado à cidade de Tebas, também chamada de Nô-Amom, onde era a divindade local. Tebas era uma importante metrópole antiga do Alto Egito. Com o tempo Amom tornou-se o principal deus do panteão egípcio.

Amon: Significa “o oculto”, “o escondido”.

Depois de reinar dois anos, Amom foi assassinado pelos servos que conspiraram contra ele e foi sucedido por seu filho Josias, que, na época, tinha oito anos de idade.

O oráculo do deus egípcio Amon, visto pelos gregos e por Alexandre como a representação egípcia do deus grego Zeus, localizava-se aproximadamente a 482 quilômetros distante de Memphis e era cercado pelo duro e escaldante deserto líbio (GREEN, 2013, p. 272).

A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os antigos Egípcios à fertilidade. Era também representado a derramar água de jarros ou a levar mesas e bandejas com alimentos. Hapi também era conhecido como "o pai dos deuses".

Surge então, uma nova fusão, desta vez denominada Amon-Rá, protetor dos faraós. Assim, o deus Amon se tornou a divindade de destaque do panteão, pois a superposição Amon-Rá significa, basicamente, culto ao sol (Amon = culto e Rá = sol).

O MIBR derrotou a ENCE na Anubis e conseguiu forçar o mapa decisivo no jogo classificatório da ESL Pro League S18. O triunfo brasileiro quebra uma sequência de nove vitórias dos europeus no mapa.

Osíris foi uma das divindades de maior importância para a religiosidade dos egípcios na Antiguidade. Ficou conhecido como deus dos mortos e da vida após a morte. Osíris e Ísis, dois dos deuses mais importantes da religiosidade egípcia na Antiguidade.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar. c. 1000 a.C.

Povo nômade que era adepto às guerras e violência
De acordo com os relatos encontrados na Bíblia, as terras da atual Jordânia não foram aceitas pelos amonitas como uma forma de presente de Deus. Eles formavam um grupo com muita ambição e orgulho, e buscavam sempre mais poder.

Além da mitologia egípcia, também encontramos Amon em algumas passagens da bíblia, sendo considerado um nome de origem hebraica com o significado de "trabalhador fiel".

Absalão

Absalão foi um dos filhos do rei Davi, e seu nome significa "meu pai é paz". Sua história está relatada na bíblia. Consta que ele era belo, de aparência notável, e ágil de rebeldia tentando pegar o trono de seu pai.

Continuar lendo De quem Amon e filho?