Qual é o poder da observação?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
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O poder da observação explora a conexão vital entre a observação e o ensino efetivo. Muito mais do que um conjunto de habilidades, a observação envolve uma postura mental de abertura e admiração, que ajuda professores, pais e cuidadores a aprender mais sobre cada criança.

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

Do ponto de vista filosófico, a observação é um processo de entrada ( input ) no pensamento , que permite a entrada de informações de fora do indivíduo , ou seja, da realidade sensível, através dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar, tato ) Nesse sentido, é uma ponte de ligação entre o ser e o real, que permite ...

Possibilita a obtenção de elementos para a definição do problema de pesquisa; Favorece a construção de hipóteses acerca do problema pesquisador; Facilita a obtenção de dados sem produzir querelas ou suspeitas nos membros das comunidades, grupos ou instituições que estão sendo estudadas.

A aprendizagem por observação atinge também conteúdos abstratos, como regras e conceitos. Aprendemos e desenvolvemos conceitos a partir do que estamos observando no contexto. As crianças aprendem as regras das brincadeiras vendo as outras brincarem.

As pessoas observadoras são centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O Observador São pessoas que preferem estar consigo mesmos, envolvidos em atividades que só dizem respeito a si próprios.

Pessoas observadoras são aquelas que prestam atenção em tudo ao seu redor e conseguem identificar o que está errado ou que passou por alguma mudança rapidamente.

Quando você começa a observar mais, é possível prever potenciais problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos, entre outras possibilidades. Isso porque com a observação somos capazes de enxergar pequenos “erros” que possam impactar no resultado final de uma ação.

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

As pesquisas por observação permitem observar o comportamento de pessoas em um ambiente natural ou controlado, registrando de forma sistemática comportamentos, fatos e ações. O processo de observação pode acontecer de forma participante ou não participante.

Com base na observação, formulação de hipóteses, experimentos e resultados obtidos, é possível que se construa uma teoria, lei ou princípio para expandir o conhecimento adquirido e aplicá-lo em outras situações. Teoria: explica a observação feita e permite previsões a partir de um modelo criado.

Observação individual, onde somente um pesquisador observa; Observação em equipe, é aquela na qual mais de um pesquisador observa; Observação na vida real, é a prática de observa em situações reais e cotidianas; Observação em laboratório, aquele que se observa em um ambiente controlado e artificial.

Na língua portuguesa, a palavra "observação" costuma ser abreviada sob a forma obs.:, sendo que o uso dos dois pontos é obrigatório quando há a elucidação de algo a seguir. Exemplo: "Obs.: no Brasil, o voto é obrigatório".

Observação em pesquisa: os principais tipos e como fazer

  • Observação assistemática.
  • Observação sistemática.
  • Observação participante.
  • Observação não-participante.
  • Observação em laboratório.

O objetivo da observação de sala de aula é contribuir com a formação do professor e com a implementação adequada do projeto político-pedagógico.

Exemplos de Método Observacional
Sempre se deve ter em mente o que se observar. Por exemplo, o meio ambiente, o comportamento social, documentos, livros, processos ecológicos, eclipse, movimento das células etc. Tais observações devem ser registradas.

A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.

O estágio de observação configura-se como uma das primeiras oportunidades de o estudante retornar para a escola, agora não mais como estudante do ensino básico, mas como um aprendiz de uma profissão e que deve ter outro olhar sobre a dinâmica escolas e as mudanças que ocorrem nesse meio no decorrer do tempo.

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