Qual é o poder da linguagem?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo aquilo que mais deseja na vida. O homem depende da linguagem para viver em sociedade, ela é a base de nossa cultura e dificilmente haveria civilização, não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.

A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

São aspectos da linguagem: forma, conteúdo e uso. Pois, estes são os elementos que combinados proporcionam a comunicação.

São eles:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem;
  • canal;
  • código;
  • contexto.

O poder pode ser entendido como a capacidade de influenciar a vontade e o comportamento de outrem, mediante o uso de ferramental, material, emocional, físico ou psicológico, fazendo prevalecer à sua volta, em detrimento da vontade do outro indivíduo ou grupo.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Conforme o homem foi inventando signos surgiu a necessidade de que houvesse um processo de organização para combiná-los entre si, uma vez que, se usados de forma desordenada, a comunicação se tornaria difícil. Segundo Bordenare, essa combinação foi que deu origem à linguagem.

A linguagem é o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Trata-se de um processo de interação. Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos.

Assim, a função de linguagem emotiva vem em discursos caracterizados por verbos e pronomes em primeira pessoa, interjeições (que revelam o estado emocional do emissor), adjetivos valorativos e sinais de pontuação que expressam sentimentos, como reticências ou pontos de exclamação.

Quais são os tipos de linguagens?

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

1 falar, dialeto, fala, idioma, língua. Linguajar: 2 linguajar, vocabulário, palavreado, expressão, locução, jargão, palavra.

A Associação Espanhola de Pediatria garante que existem quatro fatores que influenciam de forma decisiva no desenvolvimento da linguagem: A hereditariedade – genética. A família – ambiente direto. O ambiente social – fatores externos.