Qual é o plural de Segunda-feira qual é a regra usada?

Perguntado por: ialmada6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Plural apenas na segunda Palavra
Guarda-roupa -> guarda-roupas (Verbo + substantivo); Alto-falante -> alto-falantes (Palavra invariável + palavra variável); Reco-reco -> reco-recos (Palavras repetidas ou imitativas).

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

"sábados" é uma forma flexionada de sábado.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:

  • amiga - amigas;
  • bolo - bolos;
  • troféu - troféus;
  • degrau - degraus.

Vou à missa aos domingos. O comércio abre aos domingos.

Chuvas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

Plural: pés-de-moleque . Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.

(2) Em guarda-civil, guarda é substantivo e civil é adjetivo. Nesse caso, os dois vão para o plural: guardas-civis.

Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Mãos de obra é o plural de mão de obra. O mesmo que: trabalhos.

tubarões - Dicionário Online Priberam de Português.

Plural: amores-perfeitos.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.

Significado de Sexta-feira
substantivo feminino Sexto dia da semana a partir de domingo; o dia da semana que ocorre após a quinta-feira e antes do sábado. expressão [Religião] Sexta-feira Santa.