Qual é o plural de santo?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Etimologia (origem da palavra santos). Plural de santo, do latim sanctus.a.um.

são e salvo
Plural: sãos. Origem etimológica:latim sanus, -a, -um. Feminino: sã. Plural: sãos.

Santões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

pombagiras | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O padrão, portanto, é usarmos são antes dos nomes que iniciam por uma consoante e santo antes de nomes começados por vogal ou por H, já que essa consoante é muda no início de palavras: São Paulo, Santo André, São Roque, Santo Henrique. Entretanto há exceções (estamos falando de língua portuguesa…

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

Santo dos Santos é o nome do lugar que era o mais reservado dentro do Tabernáculo e posteriormente do Templo em Jerusalém. O Santo dos Santos também é chamado na Bíblia de Lugar Santíssimo e Lugar Íntimo. O Santo dos Santos estava diretamente relacionado à manifestação da presença de Deus.

Substantivo1 Editar

SingularPlural
Masculinobrasilbrasis
Feminino

Existem, no português de hoje, palavras que só existem no plural, mesmo que façam referência a algo único. É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância.

Lembrando que são palavras variáveis substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Exemplos: cota-parte (cotas-partes) mão-boba (mãos-bobas)

Numa linguagem diária e cotidiana, “bocão” e “copão” são aceitos. Mas, temos também essas formas eruditas [do vídeo], que a gente encontra na literatura e em textos formais. São duas linguagens distintas”, afirmou Sérgio Nogueira. “Você falar no seu dia a dia 'copázio' ou 'bocarra' é demais.

luzão

Pode formar o aumentativo regularmente, mas a palavra parece não ter uso, talvez por razões de musicalidade: "luzão", "luzona". Contudo, os dicionários registam luzeiro, na aceção de «claridade intensa», «clarão» (cf. Dicionário Houaiss). Pode também optar por formas analíticas como «grande luz», «luz muito intensa».

Óculos é um substantivo masculino plural.
Em outras palavras, são as lentes que juntas formam o par de óculos. Nos confundimos com frequência porque as lentes sempre estão interligadas. Agora que você já sabe que o termo “óculos” deve ser escrito sempre no plural, lembre-se que o artigo nunca deverá ser no singular.

Em regra, o plural dos termos terminados em “z” é feito acrescentando a terminação “-es”. É o que acontece com a palavra cuscuz, cujo o plural é cuscuzes.

Álcool - O plural da palavra álcool é feito com a troca do "l" pelo "is": "álcoois". A sílaba tônica se mantém.

marias | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

portoseguro - Dicionário Online Priberam de Português.

o vai-volta – os vai-volta.

Quando dar a vez a são e a santo? Use santo quando seguido de nome iniciado por vogal ou h (Santo Antônio, Santo Agostinho, Santo Hilário). Dê passagem ao são nos demais casos (São Bento, São Carlos, São Caetano). Exceção?

Ser santo é ser puro diante de Deus e nós somos purificados pelo sacrifício de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:11). Nós somos santos porque Jesus é santo. Ser santo não significa ser perfeito. Quem é salvo ainda peca mas já não é dominado pelo pecado (1 João 1:8-9).