Qual é o plural de fora?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O caso de fora-da-lei é que FORA é advérbio. Isso significa que é invariável (não faz plural), por isso fora-da-lei e fora-de-série não se flexionam: os fora-da-lei e os fora-de-série.

A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.

preposição Com exclusão de; além de; exceto: deram-lhe todo o dinheiro, fora os lucros, que foram depositados.

Resposta: "Fora" é uma das formas verbais do pretérito mais-que-perfeito, que se usa quando se relata um fato acontecido antes de outro fato passado. Ou seja: é o pretérito do pretérito.

O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).

O que é Sair fora:
Ir embora em uma situação não muito boa.

Refira-se ainda que construção «não fora» é equivalente a «se não fosse» ou «não fosse», que têm o mesmo comportamento com orações: 4 – «Se não fosse/Não fosse os polícias estarem distraídos, ter-me-iam apanhado.»

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”. Exemplos: Demorou, mas chegou longe!

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

De acordo com as circunstâncias que exprimem, os advérbios podem ser de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida, entre outros.

O contrário de fora é: Contrário de no exterior: 1 dentro, interiormente, no interior, incluso, incluído, incorporado, entre, no íntimo, no meio.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculino
Femininofoi foifois fois
Comum aos dois géneros/gêneros

“Muitos de nós foi à festa”?; “Muitos de nós foram à festa”?; ou “Muitos de nós fomos à festa”? Pois bem, quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar na terceira pessoa do plural (“Muitos de nós foram à festa”) quanto com os pronomes “nós” ou “vós” (“Muitos de nós fomos à festa”).

Conjugação do verbo ir
Pretérito perfeito do indicativo: eu fui, tu foste, ele foi, nós fomos, vós fostes, eles foram. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu fora, tu foras, ele fora, nós fôramos, vós fôreis, eles foram.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura. Por último, um lembrete: a locução usada por Sanchez (e por tantos brasileiros) é extremamente estigmatizada.

Característica da pessoa que está transtornada, revoltada, que não consegue pensar no momento.

A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf.

Antiga assembleia ateniense; assembleia do povo. 2. Denominação usada pelos primeiros escritores cristãos, para assembleias cristãs locais.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Lugar: por dentro, por fora, em cima, por cima, por baixo, por perto, à direita, à esquerda, ao lado. Exemplo: Por favor, vire à direita. Tempo: depois de amanhã, em breve, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada.

Continuar lendo Qual plural de fora?