Qual é o plural de cego?

Perguntado por: omota . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Cegos é o plural de cego.

Etimologia (origem da palavra cega). Feminino de cego, do latim caecus.a.um.

“Cego” pode ser um substantivo para se referir a uma pessoa privada da visão. Também é uma forma conjugada do verbo “cegar” (ato de perder a visão).

O diminutivo “ceguinho” denota que o cego não é tido como uma pessoa completa. TERMOS CORRETOS: cego; pessoa cega; pessoa com deficiência visual.

Significado de Ceguinho
substantivo masculino Diminutivo de cego.

1 Sem enxergar; no escuro. 2 Fig. Sem orientação; sem informações, referências ou auxílio que permita agir de modo pensado ou controlado: Agiu às cegas naquela emergência, e o resultado foi desastroso: Sem bússola, andaram às cegas na mata.

Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.

"Cegar" (com c), significa "privar da vista". Ex.: O marido conseguiu cegar sua esposa com uma faca. "Segar" (com s), significa "ceifar".

Pessoas cegas usam o smartphone com o auxílio do leitor de tela, um recurso de acessibilidade que “fala” todas as funcionalidades do celular. Assim a Kássia pode enviar e receber mensagens, checar e-mails, utilizar o GPS, entre muitas outras coisas.

Ter visão monocular, como o próprio termo expressa, é ser cego de um olho, ou ter menos que 20% da capacidade de enxergar em um dos olhos. Essa restrição é considerada uma deficiência no país desde o ano passado, e pode tornar os afazeres mais difíceis por conta da diminuição do campo de visão.

Invisual [in (como o sentido de negação) + visual, «que é relativo à vista ou à visão»] está há muito aceite como sinónimo de «cego». Encontra-a registada nos mais recentes dicionários de língua portuguesa (casos do da Academia das Ciências de Lisboa e do da Porto Editora, por exemplo).

Enquanto substantivo masculino, a palavra nós é a forma plural do substantivo nó que indica, principalmente, um entrelaçamento de fios. Exemplos com nós: Quem deu tantos nós nesta corda? Por favor, solte estes nós.

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.

Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.

retardo mental, retardamento mental
TERMOS CORRETOS: deficiência intelectual. São pejorativos os termos retardado mental, mongolóide, mongol, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental, portador de mongolismo etc.

O que é surdocegueira
É uma condição em que as deficiências visual e auditiva estão juntas. Nem sempre é a falta total de visão e audição: pessoas surdocegas podem ter audição residual e cegueira, ter surdez profunda e baixa visão, ter audição e visão residuais ou ser totalmente surdas e cegas.

figuito | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Sinônimo de aluno

  1. estudante, colegial, escolar, aulista, discente, acadêmico, universitário. Exemplo: Você já sabia que há um aluno novo na nossa turma? ...
  2. discípulo, pupilo, educando, aprendente, lecionando. ...
  3. aprendiz, estagiário, novato, principiante, calouro, iniciante. ...
  4. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Origem etimológica:latim caeco, -are, cegar.