Qual é o plural de arara?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

araras | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Arara – já de si é vocábulo feminino; o que não tem é o masculino. Pode ser araro.

Araras são aves pertencentes à família Psittacidae. Araras são aves grandes que fazem parte da família Psittacidae e que apresentam penas com coloração vibrante. Nessa família, também estão incluídas outras espécies de aves conhecidas, tais como papagaios e periquitos.

Arara é uma ave pertencente à família Psittacidae, que apresenta ampla distribuição pelas regiões tropicais da Terra. Nessa família de aves, estão incluídas também outras espécies bastante conhecidas, como papagaios, periquitos, jandaias e cacatuas.

As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.

"Arara" se origina do termo tupi a'rara. "Ará" se originou do termo tupi a'rá e significa aves de muitas cores.

A origem de seu nome se deve-se pela grande quantidade de aves deste tipo (araras) que existiam antigamente no local.

Casais de araras, periquitos e papagaios simbolizam a fidelidade ao escolherem um único parceiro para viverem juntos pelo resto da vida. Eles são sempre vistos aos pares trocando carícias, convivendo em conjunto, sejam pousados em um galho ou ainda desfilando em um voo pelo céu.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininoararinha-azulararinhas-azuis

– Tucano (substantivo assim grafado no Dicionário Eletrônico Houaiss; não se achou atestado tukano) é um substantivo e adjetivo de dois géneros1 flexionável no plural (exemplo: «A professora tucano»/«As professoras tucanos»);

As araras fazem parte da família Psittacidae. Possuem penas com coloração vibrante, o que chama a atenção do mercado ilegal de animais silvestres. Possuem bico curvo e resistente, o qual está adaptado para sua alimentação. Atuam na dispersão de sementes.

ararazinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Arara
substantivo feminino Nome de diversas aves trepadoras de grande porte, que se destacam pelo colorido muito vivo, em geral vermelho, amarelo e azul, e por falarem, embora não tão bem quanto os papagaios.

80 anos

Alimentação: Sementes, frutas e nozes. Reprodução: Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos, que são incubados por 24-26 dias. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 50 a 80 anos.

As araras-azuis são encontradas na Bolívia, Paraguai e no nosso país, onde é possível observá-la na Amazônia, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins. Nesses locais, essa ave é avistada desde ambientes florestais até as formações savânicas.

As araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. É a maior espécie entre os psitacídeos (papagaios, periquitos, araras, maritacas), chegando a medir um metro da ponta do bico à ponta da cauda e pesando até 1,3 kg.

A arara azul é uma das aves mais raras do mundo. Ela é tão rara que, até o início dos anos 2000, acreditava-se que ela estivesse extinta. No entanto, uma população foi descoberta na Amazônia e, desde então, tem-se feito um esforço para proteger essa espécie.

A arara-azul, uma espécie de papagaio, é uma das aves mais raras do mundo – e regressa agora à natureza na caatinga, uma floresta tropical no nordeste brasileiro que cobre quase 10% do país.

azul

O azul é a cor mais rara da natureza. E isso não é uma exceção em animais, sejam eles aves, mamíferos ou répteis. A arara azul, por exemplo, possui a penugem com coloração preta.

“É o único dormitório onde as araras dormem em árvores, um hábito comportamental desconhecido para a arara-azul-de-lear até pouco tempo”, afirma o biólogo. A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie endêmica da Caatinga, mais especificamente do Raso da Catarina, nordeste do estado da Bahia.

ararinha-azul-de-Spix

A ararinha-azul-de-Spix, do filme "Rio", está extinta na natureza, mas sobrevive em cativeiro.