Qual é o plural de 3?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinotrêstrês

três

singulartrês
pluraltreses

Cincos é o plural de cinco.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

1s e uns são possíveis.

Olho vivo. Se o numeral terminar em s ou z, não se flexiona: os dois, os seis, os dez.

do·ze

MasculinoFeminino
Singulardozedoze
Pluraldozesdozes

Oitos é o plural de oito.

Forma de substantivoEditar

SingularPlural
Masculinotrêstrês

substantivo masculino O número três: escrevam um três.

Setes

Significado de Setes
Setes é o plural de sete.

Significado de Duas
[Gramática] Feminino de dois, usado à frente de um substantivo que pode ser contado.

O numeral “zero” não representa a forma de plural, mas, sim, a total ausência de quantidade; um conjunto vazio. Portanto, se não há a pluralidade, se não há um número maior de um, a concordância com o numeral zero (0) deverá ser feita no singular. Veja os exemplos: (1): “Fez zero grau essa madrugada.”

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Ambos é pronome indefinido usado para indicar, sempre, dois elementos: eu e você, você e ele, ele e ela, isto e aquilo, mas jamais para referenciar mais de dois elementos. Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".

É o caso de “tênis” e “ônibus”. Essas duas palavras podem ser empregadas tanto no singular quanto no plural, e quem determina isso é o artigo ou pronome que os acompanham. É correto dizer O ônibus ou OS ônibus.