Qual é o plano de salvação de Deus?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O plano de salvação é a plenitude do evangelho. Inclui a Criação, a Queda, a Expiação de Jesus Cristo e todas as leis, ordenanças e doutrinas do evangelho. O arbítrio moral, a habilidade de escolhermos e agirmos por nós mesmos, também é essencial ao plano do Pai Celestial.

A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

No plano de Deus, o homem seria feliz, se vivesse em harmonia com quatro realidades: transcendental (harmonia com Deus), pessoal (harmonia consigo mesmo), cósmica (harmonia com o mundo) e sócio-fraterna (harmonia com o outro).

A Criação, a Queda e a Expiação de Jesus Cristo.

Deus quer tirar nossa dor e sofrimento e nos transformar por meio disso. Ele quer usá-lo para a Sua glória e para o nosso bem, para nos tornar mais semelhantes a Jesus, para o nosso bem e para o bem do mundo. Porque o que o nosso mundo precisa é de Jesus.

A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça.

A ordem da salvação descreve o processo pelo qual a obra da salvação, realizada em Cristo, é subjetivamente realizada no coração e na vida dos pecadores. Descreve em sua ordem lógica e em suas interrelações, os vários movimentos do Espírito Santo na aplicação da obra da redenção.

Joseph Smith

As doutrinas, ordenanças e promessas que constituem o plano de salvação foram reveladas à Terra nestes últimos dias por meio do Profeta Joseph Smith.

Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.

Conforme usados em Romanos 10:9–10, os termos “salvo” e “salvação” significam uma relação de convênio com Jesus Cristo. Por meio dessa relação de convênio, os seguidores de Cristo recebem a certeza da salvação das consequências do pecado, se forem obedientes.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

Seu plano grandioso, que inclui o sacrifício expiatório, é conceder a imortalidade a toda a humanidade. Pelo dom e poder do sacerdócio, aqueles que aceitarem e seguirem Seu plano receberão a vida eterna, o maior dom que Deus tem a oferecer a Seus filhos (ver D&C 14:7).

Ponha os seus planos nas mãos de Deus. A Bíblia diz em Mateus 6:34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

O plano de Deus é o Seu propósito com relação a tudo o que existe e acontece. O ensino geral da Bíblia afirma que Deus tem um plano e que Ele atua na condução de todas as coisas para que esse plano seja cumprido. Então podemos afirmar que neste momento o plano de Deus está sendo concretizado.