Qual é o planeta que tem vulcões?

Perguntado por: ltaveira7 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Com os testes, Vênus se tornaria o segundo planeta do sistema solar com vulcanismo ativo, ao lado da Terra. Além deles, está a lua de Júpiter, o corpo mais ativo de todo o sistema solar, onde existem centenas de vulcões que expelem fontes de lava a vários quilômetros de altura.

Mauna Loa é um vulcão que se situa na Ilha Havaí, uma das ilhas do arquipélago do Havai. É, em volume, o maior vulcão em escudo na Terra, atingindo os 4169 m de altitude (10.000 metros desde a base) e 90 km de largura.

Vulcão ativo em Vênus
Mas 30 anos depois, cientistas voltaram a analisar as fotos, e os resultados publicados na revista Science mostram que vênus possui um vulcão ativo. Isso é revolucionário, considerando que até então a Terra era considerada o único planeta com esse tipo de formação geológica em atividade.

Confirmado: Lua teve atividade vulcânica mais recente do que se imaginava. Em outubro de 2021, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciência (CAS) concederam uma entrevista coletiva à imprensa local para falar sobre as rochas lunares coletadas pela missão Chang'e-5, as primeiras amostras trazidas à Terra em décadas.

O Vulcão Lascar é um vulcão ativo localizado no Deserto do Atacama, no Chile, com 5.592 m de altitude.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Alguns vulcões ativos da atualidade
Ocupa a Ilha Grande no arquipélago do Havaí. Por ser um vulcão bastante ativo e em razão de suas dimensões colossais atrai milhares de turistas anualmente ao local. Nyiragongo está situado no continente africano, especificamente na República Democrática do Congo.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Em 2011, um censo utilizando satélites de radar identificou a existência de 24 mil vulcões submarinos. Agora, um estudo publicado no último dia 6 de abril no periódico Earth and Space Science encontrou outras 19 mil dessas formações no fundo mar.

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

Embora haja pouca possibilidade de existência de vida perto da superfície de Vénus, as altitudes de cerca de 50 km acima da superfície têm uma temperatura amena e, portanto, ainda existem algumas opiniões a favor dessa possibilidade na atmosfera do planeta.

O vulcão Kavachi é uma estrutura vulcânica submarina ativa nas Ilhas Salomão, no sudoeste do Oceano Pacífico. O local, que há muito tempo é abrigo para tubarões, pode estar com a sua tranquilidade comprometida, já que vem apresentando sinais indicadores de atividade vulcânica.

Na província de Java Oriental, Indonésia, o gigantesco complexo vulcânico Kawah Ijen se estende por 22 quilômetros.

A maioria dos vulcões possui um formato bem similar: montanhas com formato em cone e uma abertura no cume, o ponto mais alto da estrutura. Contudo, vulcões e montanhas podem ter processos de formação geológica diferentes, apesar de que um vulcão é uma montanha, nem toda montanha é um vulcão.

Dentro de um vulcão
Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos. As riquezas que a cidade guarda puderam ser conferidas de perto pela equipe do Terra da Gente.

Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.