Qual é o planeta que tem gelo quente?

Perguntado por: lfarias4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Gliese 436b

Parece impossível, mas existe um planeta de gelo quente. É o Gliese 436b, descoberto em 2004. Ele possui gelo quente – muito quente, cerca de 436°C – em toda a sua superfície.

Júpiter: temperatura média de -110 °C; Saturno: temperatura média de -140 °C; Urano: temperatura média de -195 °C; Netuno: temperatura média de -200 °C.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

O Polo Norte e o Polo Sul são duas regiões geográficas localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Terra, registrando as temperaturas mais frias do nosso planeta e caracterizando-se pela vastidão de gelo que os recobre.

OGLE-2005-BLG-390L b é o planeta mais frio descoberto até hoje. Encontra-se a cerca de 25 mil anos-luz da Terra, perto do centro da nossa Galáxia.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Como se já não fosse difícil acreditar que existe gelo em Mercúrio, onde as temperaturas diurnas atingem 400ºC, um novo artigo publicado no Astrophysical Journal Letters defende que é exatamente esse calor o responsável pela existência de gelo no planeta.

Planeta Vênus

Quando e ... Planeta Vênus. Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

Como a atmosfera de Vênus é densa os gases que a compõem, como o Dióxido de Carbono, não permitem que o calor saia do planeta assim, ficando retido em sua atmosfera criando uma bolsa de “calor” que aquece ainda mais o planeta, criando desse modo um efeito estufa descontrolado.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Marte

2. Há vida em Marte? Marte, também chamado de planeta vermelho, é um planeta frio e desértico. Ele é o sétimo planeta do sistema solar e seu tamanho equivale à metade da Terra.

Mercúrio

O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.

Por isso muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente. No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol. A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.

Antártida. O continente mais frio do planeta é literalmente uma zona coberta de gelo. Nele, registrou-se a menor temperatura da Terra: surpreendentes -89,2°C. Logo, é possível perceber que quem deseja visitar o lugar deve ser muito apaixonado pelos climas frios.

Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo. Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach.